Sabores

Prepare o corpo para o Carnaval

Nutricionista orienta sobre ressaca e alimentação energética para o folião

Água e sucos naturais podem afastar os efeitos da ressacaÁgua e sucos naturais podem afastar os efeitos da ressaca - Foto: Da editoria de Arte

Pernambucano apaixonado por Carnaval não espera a data oficial chegar. Por aqui, o reinado de Momo já começou com as incontáveis prévias nas cidades irmãs Recife e Olinda. O fim de semana passado foi dado o start para tirar o mofo da fantasia. No "pacote" do Carnaval antecipado vêm também os exageros etílicos e alimentares típicos dos dias de folia.

A famosa, e indigesta, ressaca é a principal consequência do período - potencializada pelo esquecimento da hidratação com água e o calor capaz de cozinhar até o juízo. Enfim, o corpo acaba ficando mais vulnerável a doenças e com o tempo de recuperação mais longo.

Mas como deixar o organismo organizado para enfrentar a maratona mais animada do ano? Profissionais recomendam uma alimentação leve e com alto valor energético. "Na folia, castanhas, frutas secas e barrinhas de cereais ou de proteína podem ser opções bem práticas. A hidratação também não pode ficar de lado", orienta a nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria, mestre em Ciências da Saúde.

A profissional explica que a ingestão de água paralelamente ao consumo de bebidas alcoólicas é imprescindível para hidratar o corpo e evitar os sintomas da ressaca. Sucos com alimentos termogênicos também podem ser aliados.

"Uma das melhores apostas é o suco de melancia com canela. A fruta irá fornecer carboidratos e energia, enquanto a canela auxiliará no ânimo para os longos períodos." Basta bater a fruta com canela em pó a gosto e tomar antes de sair. "Para aqueles que sentem-se indigestos com a melancia, outra boa opção, com os mesmos efeitos, é o suco de abacaxi com gengibre", ensina Gabriella.

Ressaca
Digamos que você, caro leitor, mesmo tomando todos os cuidados, ainda tenha alguma indisposição, boca seca e dor de cabeça. Provavelmente a quantidade de bebida foi além da hidratação e a ressaca deu o ar da graça. "Nessa situação, o melhor é consumir alimentos que auxiliarão na destoxificação do organismo e hidratação.

Assim, abuse de água e água de coco. Também consuma isotônico e suco verde feito em casa", indica. A profissional dá outras dicas para revigorar o organismo pós-folia, confira:

Cinco dicas para evitar ressaca

1) Hidrate-se
2) Consuma alimentos protetores hepáticos, como alho, agrião e açafrão
3) Alimente-se bem durante o consumo de bebida alcoólica
4) Durma bem
5) Pratique exercícios físicos
Evite
De acordo com a especialista, a falta de uma alimentação adequada pode piorar o quadro da ressaca. "Alguns alimentos também podem intensificar a enxaqueca, tão comum. Por isso, recomenda-se que os pacientes evitem chocolate, café e até mesmo as frutas ácidas", finaliza Gabriella.

 

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter