Prepare o corpo para o Carnaval

Nutricionista orienta sobre ressaca e alimentação energética para o folião

Água e sucos naturais podem afastar os efeitos da ressacaÁgua e sucos naturais podem afastar os efeitos da ressaca - Foto: Da editoria de Arte

Pernambucano apaixonado por Carnaval não espera a data oficial chegar. Por aqui, o reinado de Momo já começou com as incontáveis prévias nas cidades irmãs Recife e Olinda. O fim de semana passado foi dado o start para tirar o mofo da fantasia. No "pacote" do Carnaval antecipado vêm também os exageros etílicos e alimentares típicos dos dias de folia.

A famosa, e indigesta, ressaca é a principal consequência do período - potencializada pelo esquecimento da hidratação com água e o calor capaz de cozinhar até o juízo. Enfim, o corpo acaba ficando mais vulnerável a doenças e com o tempo de recuperação mais longo.

Mas como deixar o organismo organizado para enfrentar a maratona mais animada do ano? Profissionais recomendam uma alimentação leve e com alto valor energético. "Na folia, castanhas, frutas secas e barrinhas de cereais ou de proteína podem ser opções bem práticas. A hidratação também não pode ficar de lado", orienta a nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria, mestre em Ciências da Saúde.

A profissional explica que a ingestão de água paralelamente ao consumo de bebidas alcoólicas é imprescindível para hidratar o corpo e evitar os sintomas da ressaca. Sucos com alimentos termogênicos também podem ser aliados.

"Uma das melhores apostas é o suco de melancia com canela. A fruta irá fornecer carboidratos e energia, enquanto a canela auxiliará no ânimo para os longos períodos." Basta bater a fruta com canela em pó a gosto e tomar antes de sair. "Para aqueles que sentem-se indigestos com a melancia, outra boa opção, com os mesmos efeitos, é o suco de abacaxi com gengibre", ensina Gabriella.

Ressaca
Digamos que você, caro leitor, mesmo tomando todos os cuidados, ainda tenha alguma indisposição, boca seca e dor de cabeça. Provavelmente a quantidade de bebida foi além da hidratação e a ressaca deu o ar da graça. "Nessa situação, o melhor é consumir alimentos que auxiliarão na destoxificação do organismo e hidratação.

Assim, abuse de água e água de coco. Também consuma isotônico e suco verde feito em casa", indica. A profissional dá outras dicas para revigorar o organismo pós-folia, confira:

Cinco dicas para evitar ressaca

1) Hidrate-se
2) Consuma alimentos protetores hepáticos, como alho, agrião e açafrão
3) Alimente-se bem durante o consumo de bebida alcoólica
4) Durma bem
5) Pratique exercícios físicos
Evite
De acordo com a especialista, a falta de uma alimentação adequada pode piorar o quadro da ressaca. "Alguns alimentos também podem intensificar a enxaqueca, tão comum. Por isso, recomenda-se que os pacientes evitem chocolate, café e até mesmo as frutas ácidas", finaliza Gabriella.

 

Veja também

Bob's realiza Festival de Verão com milk-shakes e sorvetes especiaisGeladíssimo

Bob's realiza Festival de Verão com milk-shakes e sorvetes especiais

Uísque especial 'La Casa de Papel' chega ao Brasil às vésperas da estreia da última temporadaEspecial

Uísque especial 'La Casa de Papel' chega ao Brasil às vésperas da estreia da última temporada