Quais os principais erros da dieta low carb?

Plano alimentar se baseia no baixo consumo de carboidratos de alta complexidade

Geraldo Julio entregou o Centro de Saúde Iná Rosa Borges Geraldo Julio entregou o Centro de Saúde Iná Rosa Borges  - Foto: Andrea Rego Barros / PCR

 

Consumir carboidratos, finalmente, engorda? Ano após ano, eles foram condenados a forca: eram, junto ao açúcar, considerados os responsáveis pelo aumento desenfreado de peso, surgimento da obesidade e mais uma série de complicações na saúde. Estudos atuais já não são taxativos, mas buscam, sim, esclarecer que é possível consumir alimentos ricos em carboidratos, mas que é preciso selecionar o tipo e regular a quantidade. Surgiu, então, uma dieta chamada de low carb - termo que qualifica uma rotina nutricional com o consumo otimizado do nutriente responsável pelo fornecimento de energia ao organismo. E que ainda incentiva a inclusão de gorduras naturais e proteínas de alto valor biológico.
Mas tanto se fala do poder milagroso de emagrecimento da low carb, que exageros acabam acontecendo, naturalmente. E é sobre eles que o fundador da empresa Código Emagrecer de Vez, Rodrigo Polesso, fala hoje para a Folha de Pernambuco. Especialista em Nutrição Otimizada pela Universidade Estadual de San Diego (EUA), Polesso aborda a relação entre perda de peso e redução de carboidratos processados e refinados. Acompanhe as observações ao lado.

 

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