Sabores

Ratatouille: da Disney para sua mesa

Clássicos da culinária podem se eternizar nos filmes e nos desenhos

Corte em rodelas 3 tomates, berinjela e abobrinha, mantendo a casca e reserveCorte em rodelas 3 tomates, berinjela e abobrinha, mantendo a casca e reserve - Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco

O ratatouille é uma receita clássica francesa e consiste na disposição de vários legumes cozidos com molho. No filme de mesmo nome lançado pela Walt Disney Pictures, a receita é replicada pelo ratinho cozinheiro que sonha em aprender as técnicas tradicionais. Na vida real, o chef Hugo Prouvot, do Barchef, no RioMar Shopping, tem vasta experiência na metodologia erudita e traz a receita da animação para sua cozinha e para a Folha.

Receita:
Ratatouille (Do livro “Cozinha Pop”, de Mariane Lorente e Laura Salaberry)

Ingredientes:

1 berinjela
1 abobrinha
6 tomates
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 dentes de alho
2 cebolas
5 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de molho de tomate caseiro
1 galho de manjericão
1 galho de alecrim
1 galho de tomilho
Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Corte a berinjela, a abobrinha e três tomates em rodelas uniformes de 0,5cm, mantendo a casca. Reserve. A berinjela deve ficar na água com vinagre por 10 minutos. Depois, escorra-a e seque-a com um pano para diminuir o amargor.

Coloque os pimentões sobre a chama do fogo até que fiquem pretos, com a pele queimada. Ponha em um saco de papel ou em um refratário com tampa, mantendo fechado por uns 10 minutos para que a pele se solte. Isso pode ser feito debaixo da torneira, com água corrente. Retire as sementes e utilize a polpa no preparo do molho de tomate.

Refogue o alho e depois a cebola com 1 colher de azeite. Junte os pimentões picados, os três tomates restantes, sal e pimenta-do-reino. Deixe apurar, com consistência bem espessa. Processe e utilize na preparação.

Para a montagem, coloque uma boa quantidade de molho no fundo da travessa e nas bordas. Depois, comece arrumando os legumes, sobrepondo parcialmente uma fatia da berinjela, uma de abobrinha e outra de tomate, e assim sucessivamente, de fora para dentro. As rodelas ficam inclinadas, quase verticalmente, numa espiral em direção ao centro. Misture 4 colheres de azeite com o sal, as folhas de manjericão, alecrim e tomilho e regue os legumes, cobrindo com papel-alumínio (ou papel-manteiga).

Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos. Sirva com mais azeite e um pouco de salsinha picada.

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter