Restaurantes oferecem jantar especial

Duas casas no Recife anunciam programação gastrô

Paulo, Martina e Vera protagonizam a cozinha do OleiroPaulo, Martina e Vera protagonizam a cozinha do Oleiro - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O que seria de um restaurante sem o segundo comando da cozinha? É essa figura indispensável do sub-chef, que ganha protagonismo merecido no próximo dia 18, com o jantar ‘Chefs no DNA”, servido no restaurante Oleiro, na Zona Norte do Recife, a partir das 19h. À frente do menu estão três nomes conhecidos no mercado, que se juntam para mostrar a versatilidade na produção.

Um deles é o anfitrião Paulo Calixto, do Oleiro, que há anos trabalha com a valorização dos ingredientes regionais ao lado do chef Claudemir Barros. No menu de quatro etapas, ele surge no segundo prato, que leva picanha de sol com pirão de queijo de coalho, farofa de jerimum e rôti da rapadura. Já Martina Cavalcante, é rosto conhecido no restaurante Cá-Já ao lado do chef Yuri Machado. Nesse trabalho, ela tem mostrado aos comensais a importância da releitura da cozinha brasileira. Para o evento, apresenta entrada com saramunete e salada ácida de mamão verde, além de sobremesa com bolo de goiaba, crumble de cacau, mousse de queijo de cabra e calda de goiaba.

Enquanto isso, Vera Ferreira, conhecida pela ótima valorização dos frutos do mar, junto ao chef César Santos, no restaurante Oficina do Sabor, oferece o primeiro prato da lista. É o camarão aos três sabores de Olinda, que une o crustáceo com pescada ao molho de jerimum, mais arroz de coentro e angu de camarão. Em tempo, vale fazer a reserva antecipada para o jantar, com menu fechado no valor de R$ 90 por pessoa.

Leia também:
Brasil na gastronomia: independente, mas nem tanto
Burrata é o queijo da vez nos restaurantes

Quatro mãos
Quem também oferece uma noite diferente dos dias comuns de funcionamento é o restaurante Terraço do Maricota, na Madalena. No dia 19, a anfitriã Carla Chakrian retoma o seu projeto Noite do Terraço e recebe a chef Claudia Luna, do Seu Luna Bar e Restaurante, para um menu a quatro mãos, repleto de técnica e identidade.
O cardápio de quatro etapas foi pensado com bastante tempero pernambucano. Para começar, quadradinhos de macaxeira com rabada. De principal, não poderia faltar o arroz de chambaril - ingrediente onipresente na cozinha de Claudia - com minicebolas em conserva e crocante de batata-doce, além de camarões em redução de acerola e limão galego com musseline de jerimum e crocante de camarão. Por fim, a mini­rrabanada de brioche artesanal com creme de baunilha e sorvete de chocolate com canela e crocante de caramelo salgado.

Segundo Carla Chakrian, esse pro­jeto movimenta periodicamen­­te o jantar das quintas-feiras, re­cebendo convidados para um momento de gastronomia e cele­bração. “São noites especiais, co­zinhamos pertinho dos convidados um menu que traz a baga­gem das quatro mãos, com muito afeto e carinho”, comenta a chef. O jantar sai por R$ 75 por pessoa.

Serviço:

Oleiro Endereço: rua Albino Meira, 58,
Tamarineira
Reservas: 3128.1708
Instagram: @oleirocozinha

Terraço do Maricota

Endereço: rua Padre Anchieta, 243, Madalena
Reservas: 99846.9403
Instagram: @terracodomaricota

Veja também

Dia da Gula: você tem fome de quê?
Pandemia

Dia da Gula: você tem fome de quê?

Como será a alimentação ao longo de 2021?
Saúde

Como será a alimentação ao longo de 2021?