Vinho

Saiba a diferença entre o vinho natural, orgânico e biodinâmico

Cresce no mercado a oferta de rótulos com características especiais de produção

Saiba a diferença do vinho orgânico, natural e biodinâmicoSaiba a diferença do vinho orgânico, natural e biodinâmico - Foto: Divulgação

Quem sempre confere a prateleira de vinhos em empórios e supermercados, percebe o aumento dos rótulos com a nomenclatura natural, orgânico ou biodinâmico. Embora esses produtos estejam se popularizando no mercado, você saberia distinguir a diferença entre eles? 

Vinho natural é aquele que, em sua produção, sofre a menor intervenção possível do seu produtor e que não contém nada artificial, além de trazer a expressão máxima do terroir. É a uva fermentada pela levedura selvagem com respeito a todos os processos da agricultura. Nada além disso. Enquanto isso, na produção orgânica, não se usa nenhum tipo de agrotóxico. 

Já o produto biodinâmico vai além das questões acima. Visa a produção em um ambiente totalmente autossustentável e no qual todos os elementos se complementam para que se tenha o máximo de naturalização e interação entre fatores possível no processo todo. Entre as produtoras, estão as espanholas La Calandria, Bodega Costador Terroirs Mediterranis e La Microbodega del Alumbro, além da brasileiríssima Viventes, que produz em Colinas (RS).

Para Humberto Ribeiro, sócio e curador do Soul Botequim, boteco especializado em produtos artesanais em São Paulo, esse é um cenário que tende a crescer nos próximos anos. "A gente vem trabalhando há tempos para que todos entendam que é importante valorizarmos quem foca a sua produção na preocupação com a qualidade, com a humanização, com os processos, com o meio ambiente e com a cadeia toda, do fornecedor ao pequeno comerciante. E parece que cada vez as pessoas têm se conscientizado do quão urgente isso é", pontua.

Veja também

Cuscuz tem indicação como Patrimônio Imaterial de Pernambuco aprovada pela Alepe
Regional

Cuscuz tem indicação como Patrimônio Imaterial de Pernambuco aprovada pela Alepe

Diageo expande cobertura de fundo de R$ 15 milhões para bares e restaurantes em Pernambuco
Fundo

Diageo expande cobertura de fundo de R$ 15 milhões para bares e restaurantes em Pernambuco