Alimentação Saudável

Saiba como manter a disciplina alimentar no período de home office

Nutricionista ensina a não cair nas armadilhas alimentares de quem precisa trabalhar em casa

Alimentação rica em frutas e verduras ajuda o bem-estar no home officeAlimentação rica em frutas e verduras ajuda o bem-estar no home office - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Uma das medidas popularizadas durante esse período de pandemia foi a de trabalhar em casa, evitando o contágio por aglomerações em escritórios ou ao longo do caminho para o escritório. Embora seja o ideal a se fazer nesse contexto pandêmico, o home office requer disciplina, inclusive no quesito alimentação. E que estar em casa por um longo período  pode trazer vários obstáculos para quem está tentando emagrecer, por conta das armadilhas calóricas.
 
Segundo a endocrinologista Raissa Lyra, a alimentação no home office requer uma atenção especial. “Dentro de casa deve existir algumas estratégias para evitar o excesso de consumo de alimentos, principalmente aqueles mais palatáveis, de baixo valor nutricional e alto valor calórico. Por exemplo, não comprar esse tipo de alimento ou, se tiver em casa, deixá-lo longe de ambientes em que a pessoa costuma ficar por mais tempo, como sala ou quarto”, explicou. “Também é importante manter um acompanhamento com nutricionista e endocrinologista com um planejamento alimentar balanceado”, completou.


 
A especialista indica alguns itens ideais a serem consumidos para quem quer se manter saudável e com o peso equilibrado durante esse período. “Aqueles itens ricos em proteínas, que não sejam enlatados, o mais natural possível como proteínas magras, frango, peixe, até carnes mais magras. Se livrar completamente de ultraprocessados”, indicou. Rayssa também ressalta a importância de uma rotina com atividade física integrada para o bem estar e para a manutenção do peso, indicando a realização por, pelo menos, três vezes na semana.

Outra medida que pouca gente se dá conta da importância é destinar um horário oficial para realizar as refeições, ou seja, interromper o trabalho para que possa valorizar a refeição e perceber a quantidade de alimento que está ingerindo. Comer enquanto trabalha em casa pode levar ao consumo exagerado de calorias ao longo do dia. Planejar refeições e lanches ao longo da semana e fazer um diário alimentar também pode nos auxiliar a fazer escolhas mais saudáveis. “A orientação para a hora da refeição é não ter celular à mesa, não estar com televisão ligada, a atenção deve estar toda ao momento da refeição, porque os estudos mostram que se você estiver fazendo outra coisa na hora de comer, a tendência é que você coma mais do que deveria”, esclareceu. Mastigar bem e comer de forma mais lenta também são indicados para o bem estar.

Problemas comuns

Outro desafio do home office é que, quando se está muito envolvido no trabalho, muitas vezes a pessoa pula as refeições, o que, além de deixá-la irritada e cansada, a torna também mais suscetível a “beliscar” alimentos menos nutritivos e mais calóricos e a comer mais do que o necessário na refeição seguinte. Nesse caso, deixar refeições prontas é de grande valia. “Se a pessoa tiver a oportunidade de tirar um período para cozinhar os alimentos e deixá-los separados em porções, pela praticidade e organização mesmo com um dia-a-dia corrido, como é a maioria dos casos”, disse.
Por fim, estabelecer uma rotina de horários para a alimentação também é crucial para o equilíbrio do peso. “A rotina tem que ser de acordo com o planejamento alimentar de cada um, por exemplo existem pessoas que precisam de três refeições sem lanche, outras são diferente”, garantiu. Ter uma boa qualidade de sono, com 7 a 8 horas por noite, também pode interferir no aumento da fome.
 

Veja também

Restaurantes do Recife e Olinda oferecem cardápio especial na Semana Santa; confira o roteiro
Páscoa

Restaurantes do Recife e Olinda oferecem cardápio especial na Semana Santa; confira o roteiro

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional
Sabores

Páscoa tem que ter bacalhau: chefs de resort 5 estrelas ensinam a receita tradicional

Newsletter