"Sonhos e Sabores" é primeiro livro de Claudemir Barros

Cozinheiro pernambucano fala sobre comida e cultura nordestina

Publicação pernambucana enaltece ingredientes da terra e rituais tradicionaisPublicação pernambucana enaltece ingredientes da terra e rituais tradicionais - Foto: Greg/Divulgação

Com uma trajetória profissional brilhante de 25 anos, o cozinheiro autodidata Claudemir Barros desembala um novo projeto além dos limites do restaurante. Na próxima quarta, 5, lança seu primeiro livro, o "Sonhos e Sabores", com apoio do Funcultura e escrito em parceria com a jornalista Erika Valença.

A publicação traz o resultado das pesquisas que duraram cinco anos no Interior de Pernambuco, quando resgatou e registrou ingredientes nativos e pouco conhecidos, além dos modos de preparo e de comer ancestrais. Atualmente, Claudemir é chef executivo do Ça Va Bistrô, em Boa Viagem.

Olhando o tema comida como elo essencial para a compreensão da cultura do Nordeste, Claudemir mergulhou no cotidiano das regiões Agreste e Sertão, e elegeu ingredientes símbolos, personagens atuantes na preservação de ritos culinários, cheiros e gostos quase esquecidos - ou mesmo largamento celebrados. É o caso do milho junino, amarelo ouro, tradução indefectível do 'meio do ano' nordestino.

"Ele se apresenta em diferentes receitas que juntam coco, açúcar, cravo e canela. As pamonhas atestam seus usos há mais de sete mil anos pelos povos tradicionais americanos, com as receitas dos tamales, técnica culinária de preparar diferentes ingredientes que são embrulhados em folhas e cozidos”, pontua Raul Lody, num dos trechos.

“Destaque para o Nordeste, onde se tem o hábito cotidiano do uso das comidas de milho, como cuscuz, bolos, biscoitos, entre tantas maneiras de trazer o sol dos Incas para as nossas mesas", continua o antropólogo.

A árida gogoia, originada da comuníssima palma no bioma caatinga, é praticamente desconhecida no mercado contemporâneo de gastronomia, mas está lá no levantamento da publicação, simbolizando a resistência do seu habitat e ilustrando a capa do livro, que conta com prefácio da colunista deste caderno, Lecticia Cavalcanti, e colaborações de Raul Lody e do chef francês Laurent Saudeau.

SERVIÇO
Lançamento do "Sonhos e Sabores", de Claudemir Barros
Quando: 5 de junho, a partir das 19h
Onde: restaurante Botegga Bastardi (avenida Conselheiro Aguiar, 323, Pina)
Preço: R$ 75
Mais informações: Facebook/Instagram: @sonhosesaboreslivro

Veja também

Saiba a diferença entre o vinho natural, orgânico e biodinâmico
Vinho

Saiba a diferença entre o vinho natural, orgânico e biodinâmico

Breja Mais lança kit harmonizado para atrair cervejeiros
Cerveja

Breja Mais lança kit harmonizado para atrair cervejeiros