Comemoração

Tomate: veja receita e benefícios para a saúde do corpo

Versátil na gastronomia, o tomate é alimento rico em nutrientes

Tomate é bom para a saúde masculinaTomate é bom para a saúde masculina - Foto: Canva

Um dos alimentos mais populares do mundo tem um dia para chamar de seu no calendário gastrô. Nesta terça-feira (1º) se comemora o Dia Nacional do Tomate. A data serve para exaltar algumas das características dessa fruta - e não legume - indispensável na culinária de todas as partes.

Importância nutricional

O tomate é rico em substâncias anti-inflamatórias, além de possuir vitaminas A, C, K, complexo B e minerais. No entanto, uma das características mais reconhecidas popularmente é a presença do licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol, além de ser indicado na prevenção do câncer de próstata. Ainda segundo profissionais de saúde, seu consumo regular também beneficia a saúde da visão graças à alta quantidade de vitaminas A e C.

De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, um estudo da Universidade da Pensilvânia afirma que as pessoas que consomem mais licopeno dormem melhor em comparação com pessoas que não o fazem. Outra curiosiade, segundo a especialista, é que ela reduz a pressão arterial. "O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrado no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando assim a baixar a pressão arterial", destaca.

Some tudo isso e anote mais uma: devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, tomates podem reduzir dores crônicas. "O consumo do fruto ajuda a reduzir a inflamação e ainda traz alívio da dor", completa  Adriana.
 

Tomate recheadoTomate aos dois queijos (Foto: Divulgação)

RECEITA
Tomate aos dois queijos
(Por Mimoo Alimentos)

Ingredientes
4 tomates caqui grandes
2 xícaras (chá) de arroz cozido
½ xícara (chá) de pimenta biquinho picada
½ xícara (chá) de Creme de Queijo Minas Frescal
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal, pimenta-do-reino e noz moscada
1 embalagem queijo ralado

Modo de preparo:

- Descasque as batatas e corte-as em rodelas em uma espessura de 1 cm e cozinhe. Coloque uma pitada de sal e pimenta do reino na água. (Importante: a batata não pode cozinhar muito, pois deve ficar em um ponto que não desmanche).

- Após a batata cozida escorrer a água, deixe descansar por 5 minutos.

- Em uma panela, derreta a manteiga, adicione o orégano e misture as batatas para que todas recebam o banho de manteiga com orégano.

- Unte um recipiente tamanho médio. Cubra o fundo do recipiente com uma camada de batata. Passe o requeijão cremoso em todas as batatas. Salpique queijo ralado até cobrir as batatas. Cubra as batatas com uma camada de mussarela fatiada. Repita os ingredientes, começando com as batatas.

- Na mesma panela em que foi misturado a batata, manteiga e orégano. Tire o excesso de gordura e afogue a cebola de cabeça, alho e os demais temperos.

- À parte, dissolva a farinha de trigo ou maisena no leite, misture com a cebola de cabeça e o creme de leite.

- Despeje o molho no recipiente, deixando que penetre entre as batatas. O molho deve cobrir todas as camadas. Salpique bem em cima do molho queijo ralado.

- Leve ao forno 250 ºC por mais ou menos 40 minutos.

- Sirva quente.

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 6 porções

Veja também

Jantar especial no Faniif, em Caruaru, trará chefs de todo o Brasil; saiba quem são
CARUARU

Jantar especial no Faniif, em Caruaru, trará chefs de todo o Brasil; saiba quem são

Sodiê Doces celebra sabores brasileiros e lança linha de bolos regionais
tradição

Sodiê Doces celebra sabores brasileiros e lança linha de bolos regionais

Newsletter