A-A+

Saúde

Veja os alimentos que podem ajudar na recuperação dos músculos

Anti-inflamatórios naturais associados a alimentos ricos em proteína aceleram o processo de recuperação do tecido muscular

Frango é proteína das mais cobiçadas Frango é proteína das mais cobiçadas  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Quem pratica musculação sabe que a alimentação é ponto importante para o processo de hipertrofia. É que durante a prática de exercício físico ocorre o processo fisiológico de inflamação nas fibras musculares, capaz de deixar o corpo dolorido. Para atenuar os incômodos e otimizar a recuperação, o ideial é se beneficiar de uma boa alimentação.

A primeira recomendação de profissionais de saúde é não utilizar medicamentes antiinflamatórios, porque essa inflamação é importante para que o corpo responda e sofra adaptações em ganho de força, resistência ou hipertrofia. A sugestão é inserir alimentos como cúrcuma, açafrão da terra, gengibre, frutas vermelhas escuras e própolis, que darão suporte para o organismo modular a inflamação e otimizar a recuperação muscular - segundo Fernanda Vargas, nutricionista da marca Uná.

A regra de ouro dos nutricionista é fazer um aporte de alimentos ricos em proteína, responsáveis pelo fortaleciomento do tecido muscular. Leia-se uma ingestão de frango, carnes vermelhas - que também são ricas em ferro e peixes, como salmão, que também são ricos em ômega 3. O ovo, claro, segue como opção indispensável, por também oferecer vitaminas do complexo B.

                                          

Veja também

Banana é superalimento para a saúde do corpo
Saúde

Banana é superalimento para a saúde do corpo

Culturas orientais sugerem o equilíbrio do corpo através da alimentação consciente
Gastronomia

Culturas orientais sugerem o equilíbrio do corpo através da alimentação consciente