Argentina

Vinhos da Norton passam a ser representados pela Porto a Porto

A vinícola é um dos maiores nomes da Argentina em produção e prestígio

Vinhos argentinos com características marcantes são a marca registrada da NortonVinhos argentinos com características marcantes são a marca registrada da Norton - Foto: Divulgação

Leia também

• Dia Nacional do Vinho: mitos e verdades sobre a bebida

• Veja dicas de harmonização com vinho tinto e pratos quentes

Uma das mais tradicionais vinícolas da Argentina, a Bodega Norton, passou a ser representada no Brasil pela empresa Porto a Porto e Casa Flora. A Norton fica em Mendoza, principal região produtora de vinhos daquele país, e tem uma ampla gama de vinhos distribuídos por diversas categorias de mercado. 

A Bodega acumula 125 colheitas, 1.265 hectares próprios em Luján de Cuyo, mais de 150 prêmios internacionais, uma presença em mais de 70 países e a 5ª colocação entre os maiores exportadores de vinhos da Argentina. Uma das principais carcaterísticas dos seus vinhos é a presença marcante do terroir da região onde são produzidos e uma fineza no acabamento da bebida. São vinhos elegantes e redondos. Alguns destaques desse produtor no Brasil são Gernot Langes e Privado Family Blend; as linhas Altura, Reserva, Select e Sexy Fish; além da Porteño.

Sobre a Norton
A história da vinícola começa longe, em 1895, quando o engenheiro Edmund Norton se apaixonou pelo terroir de Mendoza e encomendou vinhas francesas para um nova vinícola em Luján de Cuyo. Assim nascia a Bodega Norton. Em 1950, seus vinhos já eram aclamados nacionalmente e, no fim dos anos 1980, o empresário Gernot Langes-Swarovski, da austríaca cristal Swarovski, adquiriu a vinícola. Hoje, a Bodega está sob a direção de Michael Halstrick, filho de Gernot, e reúne vários enólogos premiados sob a supervisão de David Bonomi, eleito “Enólogo do Ano” em 2020, pelo crítico Tim Atkin.

Veja também

Dia do Garçom: conheça histórias de profissionais antigos no Recife
Gastronomia

Dia do Garçom: conheça histórias de profissionais antigos no Recife

Aprenda os truques do bolo inglês tradicional
Receita

Aprenda os truques do bolo inglês tradicional