Festival de Vinhos

Vinícolas de todo Brasil já podem inscrever amostras na Avaliação Nacional de Vinhos

Safra histórica aumenta expectativa quanto a qualidade dos vinhos brasileiros e lança novidades como a categoria de vinhos rosés, o grupo de tintos de corte e a possibilidade de pequenos produtores inscrever suas amostras

'Safra das safras' reunida em festival'Safra das safras' reunida em festival - Foto: Divulgação

Toda a comunidade dos amantes e produtores de vinho estão ansiosos para conhecer o resultado da ‘Safra das Safras’, assim denominada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) diante da qualidade histórica registrada neste ano.

Enólogos de todo o Brasil se empenham para fazer o melhor vinho de suas vidas. Todos irão compartilhar suas safras na Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, agendada para 7 de novembro, em Bento Gonçalves (RS).

Reconhecida como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e reverenciada por todo setor, a Avaliação abre inscrições para vinícolas de todo o país. O regulamento está disponível no link https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/.

Para este ano, a Diretora Executiva traz duas novidades em relação as categorias de vinhos para a 28ª edição. Inspirada na safra 2020 e atenta as mudanças de mercado, criou-se uma categoria específica para vinhos rosés finos secos.

A segunda, é que a categoria vinhos tintos finos secos passará a aceitar, além de 100% varietais, vinhos com corte de uvas tintas finas. As outras quatro categorias seguem as mesmas: Vinhos Base para Espumante, Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos e Vinhos Tintos Finos Secos Jovens.

Festival de vinhosFestival está com inscrições abertas

De acordo com o enólogo Daniel Salvador, presidente da ABE, a novidade se justifica pelo aumento da produção e consumo deste tipo de produto.

Mais uma mudança digna de nota no regulamento é a participação de pequenos produtores com até 50.000 kg de uva de produção total. Agora, eles podem inscrever amostras com um lote de pelo menos 3.000 litros. Para os demais, o lote deve ter pelo menos 4.000 litros. Em todos os casos, somente serão aceitos vinhos de variedades vitis vinífera, secos. 

Devido a pandemia, esta é a primeira vez que o evento acontece em novembro. Salvador ficou com a responsabilidade e o desafio de realizar a edição da safra brasileira histórica em um ano em que o mundo sofre com uma pandemia global. Apesar disso, o presidente da Abe demonstra otimismo com a edição desse ano. “Estamos acompanhando de perto o desenrolar da situação e temos mais de um plano para garantir que a Avaliação Nacional de Vinhos aconteça.

Por enquanto, o que pedimos é que as vinícolas aproveitem a oportunidade que a natureza nos deu e inscreva suas amostras para mostrar ao mundo a evolução do vinho brasileiro”, disse.

A 28ª edição do evento segue apresentando os 30% mais representativos da Safra 2020, com a degustação das 16 amostras selecionadas neste grupo.
 

Categorias dos Vinhos

Categoria I – Vinhos Base para Espumante

Categoria II – Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos

Categoria III - Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos

Categoria IV – Vinhos Rosés Finos Secos

Categoria V – Vinhos Tintos Finos Secos Jovens

Categoria VI – Vinhos Tintos Finos Secos (Tintos Varietais e Tintos de Corte)

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Veja também

Obesidade: ganho de peso tem a ver com genes
Saúde

Obesidade: ganho de peso tem a ver com genes

Arroz: descubra os substitutos à altura de uma parceria com o feijão
Gastronomia

Arroz: descubra os substitutos à altura de uma parceria com o feijão