Gastronomia

Comida di Buteco: edição tem foco no delivery

21ª edição do Festival retorna presencialmente e em formato delivery, entre os dias 30 de julho e 22 de agosto

Mix de pastéisMix de pastéis - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Depois de quatro adiamentos de data, o festival Comida di Buteco retorna presencialmente - e em formato delivery. Entre os dias 30 de julho e 22 de agosto, a 21ª edição do circuito estimula a "arte da botecagem" com a finalidade de promover a inclusão socioeconômica de pequenos negócios familiares através do reconhecimento do público e dos jurados, que podem votar e eleger o melhor boteco. 

Ao todo, são 21 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (RMR), servindo petiscos especiais e mostrando o seu melhor nos quesitos atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. 

O tema da competição "butequeira" é “Raízes”. Os concorrentes criaram pratos com alguma raiz ou tubérculo e, ainda, uma apresentação relacionada às origens da casa, à história de cada uma. 

Segurança e protocolos
A organização do evento firmou parceria com a empresa de reservas online Tagme, que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios para que os consumidores possam planejar com segurança sua ida ao boteco participante. O recurso pode ser acessado no site www.comidadibuteco.com.br. Desta maneira, naquele horário, a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

A estratégia é uma forma de estimular que as pessoas peçam os petiscos concorrentes em casa, gerando receita para os bares e, obviamente, minimizando riscos sanitários. Apenas uma coisa não muda: o voto popular, que define os vencedores, continuará sendo presencial. Para experimentar e votar, ainda será preciso ir ao bar.

A fase do concurso
Em casa cidade que integra o festival - que acontece em vários lugares do Brasil - os estabelecimentos passam por uma seleção de petiscos que, em seguida, entra no cardápio do circuito para venda ao público - que vota, junto a um jurado anônimo, nas categorias petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem 70% do peso da nota e os demais itens, 10% cada. Os votos do público e dos jurados têm pesos iguais - 50%.

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados visitará os campeões avaliando suas performances nos mesmos quesitos. Elege-se o "Melhor Buteco do Brasil", que será conhecido e premiado em outubro. 

Salve os butecos
Como forma de ajudar aos negócios se manterem funcionando, a organização criou a campanha “Salve os Butecos”, que consiste num financiamento coletivo nacional cuja meta é arrecadar R$ 3 milhões em dinheiro, insumos e equipamentos para serem repartidos igualmente com os participantes. 

Vale destacar que o segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofrem com a pandemia, pois foi um dos primeiros a ter medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Para se ter ideia, 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas

SERVIÇO
Comida di Buteco
Quando: 30 de agosto a 22 de agosto
Confira a lista completa de participantes do 21º Comida di Buteco no site www.comidadibuteco.com.br 

Veja também

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual
DENDÊ

Raul Lody lança edição revista e ampliada de livro icônico sobre a cultura do dendê; saiba qual

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa
Gastronomia

Saiba qual é a uva símbolo da Argentina que, na verdade, é francesa

Newsletter