Muitas vantagens reunidas em um suco
Além da função famosa de limpeza do organismo, o detox também é super nutritivo e muito fácil e barato de fazer
Ele é ideal para eliminar o inchaço causado pela retenção de líquidos, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar o trânsito intestinal. O suco detox tem uma ação antioxidante que expulsa substâncias que provocam a sobrecarga do organismo e absorvidas no consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos, conservantes e gorduras saturadas. Feito com vegetais frescos, como frutas, leguminosas e até sementes, é pouco calórico, muito nutritivo e famoso por auxiliar dietas de emagrecimento.
Foi justamente a fama de emagrecedor do detox que levou a publicitária Luiza Paiva, 20 anos, a experimentar receitas que encontrou na internet. “Perdi 5 kg, mas fiquei realmente surpresa com a melhora na digestão”, lembra. Hoje, não só Luiza, mas também a mãe e a avó incluíram a bebida no cardápio do café da manhã e, às vezes, no lanche da tarde. “Tomo pela saúde, pelos benefícios e nutrientes dos ingredientes naturais”, conta a publicitária, que segue uma receita de suco verde, à base de abacaxi, couve-folha e limão.
Leia também:
Não existe desculpa para deixar de cuidar da saúde
O poder da palavra como meditação
O consumo é indicado, inclusive, após o consumo de álcool e/ou cigarro em excesso. “O fígado e o intestino têm a função de limpeza do nosso organismo. Eles atuam juntos durante a entrada de nutrientes, absorção, assimilação, produção de enzimas digestivas, enzimas eliminação. Por causa da ingestão de toxinas eles naturalmente não conseguem produzir as enzimas digestivas suficientes e perdem o poder de desintoxicação que naturalmente têm.”
Tantos benefícios são possíveis graças à combinação de frutas e legumes frescos que promovem o equilíbrio do pH intestinal. As receitas são de preparo rápido e os ingredientes facilmente encontrados em sacolões e feiras livres. Dentre as queridinhas, estão as combinações que incluem a couve-folha, rica em vitamina C e fibra. “Temos uma prescrição de suco pra quem quer fazer parte desse movimento com sucos que não sejam só baseados em frutas, mas que tenham hortaliças, sementes, sementes germinadas”, aponta Débora.
A especialista esclarece a importância de uma composição equilibrada e que atenda às necessidades de cada organismo. Por isso, é preciso ter cuidado com as receitas disponíveis na web. Sempre é melhor buscar orientação profissional para a manutenção da saúde. “Se coloco muita frutose, essa bebida pode levar o organismo a picos de insulina. Isso causaria menos saciedade e despertaria a sensação de fome. As frutas precisam ter um índice glicêmico regulado.”
Alimentação viva
Muito além do suco, a dieta baseada em plantas (Plant Based) potencializa o combate aos desequilíbrios do corpo humano. Especialistas a indicam, sobretudo, para pessoas com diabetes, doença na tireoide ou problemas articulares, mas pode ser adotada também para a saúde da pele, no combate à obesidade e aos radicais livres, que são substâncias geradas a partir do envelhecimento celular.
“A Plant Based neutraliza a ação dos radicais livres e temos um organismo muito mais funcional”, defende a nutricionista.
Comumente utilizada por adeptos do veganismo ou vegetarianismo, é composta por alimentos de origem vegetal. O sucesso é resultado da atuação conjunta de ingredientes naturais, orgânicos, muita água e substâncias anti inflamatórias como o ômega 3, flavonóides e vitaminas que têm o poder de regular o organismo, como a E.
“Eles são altamente desintoxicantes e beneficiam o intestino que passa a produzir bactérias boas e eliminar as nocivas. A saúde da tireoide e a regulação de glândulas, por exemplo, começam com um intestino saudável.
O consumo de elementos de origem animal não é vetado, mas precisam ser escolhidos de forma adequada.
Diabéticos não devem fazer dieta Detox. Esta e outras advertências são feitas pela nutricionista Erika Costa, em entrevista a Jota Ferreira, na Rádio Folha FM 96,7: