Amanda e Marreta lutam para deixar Brasil no topo do UFC

Lutadores brasileiros farão os dois principais duelos do evento na noite deste sábado e prometem grandes emoções

UFC 239 terá brasileiros como destaques - Divulgação / UFC

Os brasileiros serão protagonistas nas principais lutas do UFC 239 na noite deste sábado (6), no T-Mobile Arena, a partir das 19h15. Única lutadora, entre homens e mulheres, detentora de dois cinturões ao mesmo tempo na organização atualmente, Amanda Nunes encara Holly Holm em sua quarta defesa no peso-galo. Se a brasileira fará o co-evento, Jon Jones e Thiago Marreta farão o evento principal e prometem uma grande luta. A fase do brasileiro é estupenda: foram quatro vitórias em menos de um ano que o credenciaram para a disputa do título dos meio-pesados.

Amanda Nunes é conhecida pelas grandes vitórias. A baiana já acumula triunfos contra as lendárias Ronda Rousey e Cris Cyborg. Mas ela não deve ter vida fácil contra Holly Holm. A americana foi campeã mundial de boxe em três categorias diferentes e também foi detentora do cinturão peso-galo, quando proporcionou a primeira derrota da carreira de Ronda.

A “Leoa” já embala oito vitórias consecutivas no UFC, e para buscar a nona terá de ter atenção com a americana. Assim como Cyborg, Holly Holm tem uma trocação muito perigosa, mas isso pode ser mais um indício que a brasileira pode tentar vencê-la no seu ponto forte. Mesmo sendo faixa preta em jiu-jitsu, a baiana tem um ótimo trabalho em pé e venceu Cris partindo para cima nos primeiros segundos. Uma atitude parecida deve ocorrer para conquistar o nono triunfo em sequência de Amanda.

No duelo dos meio-pesados, Thiago Marreta encara o campeão Jon Jones, que não perde uma luta desde 2009. Na ocasião, o americano foi derrotado por Matt Hamill na final do The Ultimate Fitgher - esta foi a única derrota de Bones no MMA. O brasileiro embalou uma sequência insana no final do ano passado, com três lutas em menos de cinco meses, saindo vitorioso em todas elas.

Desde que decidiu subir de categoria, Marreta tem sido amplamente superior a seus adversários. Nos três duelos nos meio-pesados, o carioca obteve por duas oportunidades a performance da noite, e na primeira aparição foi condecorado com a principal luta do evento.

Leia também:
UFC: Marreta minimiza status de azarão contra Jon Jones

Marreta diz que Jon Jones o 'decepciona como pessoa'
Amanda Nunes vira novo rosto do MMA no Brasil
Amanda Nunes diz querer "promover paz" no UFC
Amanda e Jon Jones farão as principais lutas do UFC 238
Ausência de campeões brasileiros no UFC incomoda


Mesmo sabendo da envergadura de Jon Jones (2,15m) e da dificuldade em encontrar a distância correta para a franca trocação, Marreta confia no seu muay thai e boxe afiados. O carioca já acumula 13 vitórias por nocaute no UFC e tem nesse quesito sua arma principal para tentar derrotar o americano.

A outra participante brasileira no evento será Cláudia Gadelha. A potiguar é experiente e já lutou pelo cinturão peso-palha, em 2016, contra Joana Jedrzejczyk, mas perdeu por decisão unânime. Depois disso, ela teve um desempenho irregular e acumulou três vitórias e duas derrotas. Agora, a faixa preta em BJJ vai enfrentar iraquiana-canadense Randa Markos.

Confira o Card do UFC 239:

Card principal
Jon Jones x Thiago de Lima Santos (Marreta)
Amanda Nunes x Holly Holm
Jorge Masvidal x Ben Askren
Jan Blachowicz x Luke Rockhold
Diego Sanchez x Michael Chiesa

Card Preliminar
Gilbert Melendez x Arnold Allen
Marlon Vera x Nohelin Hernandez
Claudia Gadelha x Randa Markos
Alejandro Pérez x Song Yadong
Edmen Shahbazyan x Jack Marshman
Ismail Naurdiev x Chance Rencountre
Julia Avila x Pannie Kianzad