Prédio do Arquivo Público Estadual teve o tombamento aprovado
Houve também a autorização do envio do Parecer nº 0021/2014 ao Iphan, para pedido de abertura do processo de tombamento federal
Edifício também sediou a Casa de Câmara, a Cadeia do Recife e a Biblioteca Pública Estadual - Bruno Campos
Com quase 285 anos de existência, o prédio que abriga atualmente a sede do Arquivo Público Estadual, na rua do Imperador Pedro Segundo, no bairro de Santo Antônio, teve como aprovada, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), a solicitação de tombamento estadual. O edifício que sediou a Casa de Câmara em meados de 1824, a Cadeia do Recife até 1855, e a Biblioteca Pública Estadual até 1975, recebeu a votação de conselheiros, por unanimidade. Houve também a autorização do envio do Parecer nº 0021/2014 ao Iphan, para pedido de abertura do processo de tombamento federal.
O conselheiro relator do processo de tombamento, Rodrigo Cantarelli, comentou que as medidas de preservação do edifício estão sendo tomadas. “O prédio já se encontra com o seu exame técnico realizado pela Unidade de Preservação da Fundarpe. Agora, estamos encaminhando ao Iphan o pedido de tombamento federal, para que os próximos passos envolvendo a preservação do imóvel sejam dados, como a abertura do processo de tombamento do acervo que compõe o Arquivo Público Estadual.”
Histórico
De acordo com pesquisas, o edifício histórico foi inaugurado em 1732, mas começou a ser frequentado em 31 de outubro de 1729, na antiga rua da Cadeia Nova, hoje denominada de rua do Imperador. Em 1824, com a mudança da Câmara Municipal outro local, o edifício passou a ser ocupado pela Cadeia, função que abrigou até 1855, quando seus presos foram transferidos para a Casa de Detenção.
Em 1856 o antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia do Recife foi desocupado e destinado a receber a Biblioteca Pública do Estado. O edifício foi remodelado e o seu exterior recebeu elementos decorativos com o estilo Neocolonial, mantendo-se a identidade arquitetônica anterior. A Biblioteca Pública Estadual permaneceu até 1975, quando foi inaugurada a sua atual sede, no Parque Treze de Maio.
O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia do Recife passou então a ser ocupado pelo Arquivo Público Estaduale. O Arquivo Público foi criado para evitar a destruição dos documentos do Governo de Pernambuco e abrir um espaço para a população ter acesso às informações e documentos históricos.
O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia do Recife passou então a ser ocupado pelo Arquivo Público Estaduale. O Arquivo Público foi criado para evitar a destruição dos documentos do Governo de Pernambuco e abrir um espaço para a população ter acesso às informações e documentos históricos.