Trump avança em políticas para restringir imigração ilegal

Governo divulgou normas rigorosas que dificultam concessão de cidadania norte-americana ou status legal de residência permanente

Presidente dos EUA, Donald Trump - Nicholas Kamm / AFP

O governo de Donald Trump divulgou normas rigorosas que tornarão a concessão de cidadania norte-americana ou status legal de residência permanente muito mais difícil para imigrantes ilegais que entram nos Estados Unidos (EUA). As normas entrarão em vigor no dia 15 de outubro.

O diretor interino da Agência de Serviços de Imigração e Cidadania dos EUA, Ken Cuccinelli, anunciou as novas regras nessa segunda-feira (12), em entrevista na Casa Branca.

De acordo com o novo regulamento, os pedidos levarão em conta a capacidade de satisfazer condições mínimas de renda ou educação, a necessidade de serviços de bem-estar social, como assistência médica ou de alimentação.

Leia também:
Bolsonaro diz que RS pode virar Roraima se 'esquerdalha' vencer na Argentina
Trump diz que Kim Jong Un se desculpou por testes de mísseis
Deputado Eduardo Bolsonaro diz que será o embaixador mais cobrado do mundo

Analistas consideram que Trump está implementando as medidas mais duras contra imigrantes ilegais como forma de conquistar o apoio de eleitores para a próxima eleição presidencial.

Oposicionistas do Partido Democrata estão criticando Donald Trump, afirmando que políticas discriminatórias incentivam crimes de ódio que têm como alvo imigrantes.