Comando Geral da PMPE diz que só negocia se policiais voltarem ao PJES
Categoria realiza, atualmente, operação padrão e não adere ao programa de jornada extra
Os Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco informam, nesta quinta-feira (22), que só retornam as negociações sobre os pleitos das duas categorias se os policiais retornarem ao Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), pelo qual os PMs fazem plantões extras fora do horário de serviço. Atualmente, a categoria realiza operação padrão e não atende ao PJES.
O coronel Carlos Alberto D'Albuquerque, comandante geral da PM, afirmou, em entrevista à Folha de Pernambuco, que "sem a volta dos PJES, não é possível negociar". Disse, também, que a categoria adota postura "intransigente" na negociação.
O vice-presidente da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE), Nadelson Leite, afirmou que a posição dos policiais é de continuar em operação padrão e sem aderir ao PJES. Ele reclamou do cancelamento de uma reunião que teria sido marcada para esta sexta-feira (23) entre representantes da categoria e o secretário de Defesa Social do Estado, Angelo Gioia. Já o Comando Geral da PMPE negou, no comunicado, que o encontro tivesse sido agendado.
Na nota, o Comando também reforça que as negociações só retornarão quando o serviço da categoria voltar ao normal.
Confira o comunicado do Comando Geral da PMPE e CBMPE:
"Os Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco informam que, em data de hoje, por solicitação do Deputado Joel da Harpa, receberam representantes de associações de policiais militares e de bombeiros militares.
Enfatiza-se, uma vez mais, que o diálogo com as associações militares apenas se dará por intermédio dos Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Fica aqui esclarecido que o Secretário de Defesa Social em nenhum momento admitiu a possibilidade de receber representantes das ditas associações para tratar de negociações remuneratórias, sendo absolutamente inverídicas quaisquer afirmações de que haveria reunião com esse conteúdo na próxima sexta-feira ou em qualquer outra data.
Destaca-se, finalmente, que os Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco, a partir desta data, apenas receberão representantes das ditas associações na hipótese de os serviços das corporações voltarem às condições de normalidade.
Carlos Alberto D'albuquerque Maranhão Filho - CEL PMComandante Geral da PMPE
Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho - CEL BM
Comandante Geral do CBMPE"