Dia da Bandeira é comemorado no Comando Militar do Nordeste, no Recife
Cerimônia aconteceu no fim da manhã desta terça-feira
O Comando Militar do Nordeste (CMNE) comemorou, em solenidade nesta terça-feira (19), o Dia da Bandeira. A data celebra os 130 anos do símbolo nacional, criado quatro dias depois da Proclamação da República, em novembro de 1889.
A cerimônia foi realizada nesta manhã no Quartel-General do CMNE, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. A solenidade teve desfile cívico ao som da banda militar e a troca da bandeira que fica hasteada em frente ao quartel. "Talvez uma das coisas mais importantes para nós, brasileiros, seja comemorar o Dia da Bandeira. O grande significado é podermos reverenciar em todo o País esse nosso pavilhão, que representa tudo aquilo de mais sagrado", ressaltou o general Freire Gomes, comandante militar do Nordeste.
Composta por um fundo retangular verde, um losango amarelo e um círculo azul com as 27 estrelas representando os estados, além da faixa com o lema “Ordem e Progresso”, a atual bandeira é a segunda a representar o Brasil no período republicano. Por quatro dias, de 15 a 19 de novembro de 1889, o governo recém-formado utilizou um desenho proposto pelo escritor Ruy Barbosa, inspirado na bandeira norte-americana, que acabou sendo substituído.
“Esses 130 anos traduzem uma coisa profunda. Este pavilhão continua incólume do sul ao norte e do leste ao oeste do Brasil, uma pátria consolidada”, defendeu o general Freire Gomes. O diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Lopes Góis, prestigiou a solenidade representando o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro. “A bandeira é o símbolo maior da pátria e a homenagem do Comando Militar do Nordeste chega a ser comovente. A maneira como as Forças Armadas e o Exército trabalham os símbolo da pátria é exemplar. A gente sai com um sentimento maior de brasilidade”, comentou.
O evento começou às 11h40 com a chegada das tropas do CMNE ao pátio do quartel-general. Depois do hino, foi feita a troca da bandeira, que ficará hasteada até o próximo ano. Em seguida, foram incinerados os tecidos de bandeiras que não estão mais próprias para uso. A cerimônia contou com a participação de estudantes de um colégio particular do Recife e de uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes. Cada unidade de ensino recebeu uma bandeira.