CCXP: por dentro do maior evento geek do Brasil
A Comic Con Experience começa nesta quinta-feira (5), no espaço São Paulo Expo, em São Paulo, com a presença de nomes como Gal Gadot (Mulher Maravilha), Daisy Ridley (Star Wars) e Ryan Reynolds (Deadpool)
Mário Fontes
Realizada desde 2014 em São Paulo, a Comic Con Experience (ou CCXP) chega a mais uma edição em 2019 repleta de estrelas do mundo do entretenimento. Com presenças confirmadas como as de Gal Gadot (Mulher Maravilha), Daisy Ridley (Star Wars) até Ryan Reynolds (Deadpool), o evento, que vai até o dia 8 de dezembro, promete ser ainda maior do que nos anos anteriores. Com expectativa de superar as 262 mil pessoas de 2018, a feira será realizada no espaço São Paulo Expo, em São Paulo. E grandes estrelas do mundo dos filmes e dos quadrinhos estarão presentes.
Pelo lado da Warner Bros., a atriz Gal Gadot estará promovendo “Mulher-Maravilha 1984”. Ela estará junto com a diretora do longa, Patty Jenkins, em um painel do Auditório Cinemark XD, no domingo (8). Divulgando o filme “Aves de Rapina”, a atriz Margot Robbie é outra atração de peso. Ela estará também no Auditório Cinemark XD na quinta-feira (5), para conversa com o público. Além disso, o evento contará com diversos estandes e atividades, como espaço para board games e a maior partida de Dungeons & Dragons do mundo. Confira mais destaques da CCXP 2019:
Artists Alley
Em sua 6ª edição, a feira também recebe mais de 500 artistas, divididos em 352 mesas e também no estande da Chiaroscuro Studios, localizado bem em frente ao espaço - que reúne desde quadrinistas consagrados a novos talentos, vindos de diversas partes do País (incluindo Pernambuco) e também do exterior
+ Disney
Além da Warner, a Disney também chega com uma grande programação à CCXP 2019. Como destaque está a presença do elenco de Star Wars (incluindo John Boyega e Daisy Ridley) e a pré-estreia exclusiva de “Frozen 2”, filme que chega aos cinemas no Brasil em 2 de janeiro. No mesmo dia, também será realizado um painel sobre “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”, da Disney Pixar, e “Um Espião Animal”, longas de animação com estreias previstas para o primeiro trimestre de 2020.
Leia também:
Gal Gadot e Patty Jenkins são confirmadas como convidadas do Comic Con Brasil 2019
Projeto Alumiar leva cinema acessível ao Interior de Pernambuco
Netflix
A Netflix, que não poderia ficar de fora, também marcará presença na CCXP 2019 com um painel que contará com o elenco de La Casa de Papel. Pedro Alonso (Berlin), Alba Flores (Nairobi), Darko Peric (Helsinki), Rodrigo de la Serna (Palermo) e Esther Acebo (Estocolmo) estarão em São Paulo para o contato com os fãs. Além disso, a companhia também apresentará o novo filme de Michael Bay, “Esquadrão 6”, que inclui o astro Ryan Reynolds.
Mulheres que representam Pernambuco
Milena Cerqueira
A força feminina pernambucana vai com todo gás à Comic Con Experience 2019 (CCXP), que começa amanhã, em São Paulo. Quatro ilustradoras do Estado vão compor a mesa de exposição do festival. Clari Cabral (no Instagram, @claricabral), Amanda Aquino (@amandrawing), Mari Souza (@mari.ilustra) e Roberta Cirne (@sombrasdorecife) levam a sua arte para um dos maiores eventos geek do mundo, depois de passar no edital do festival. Em entrevista à Folha de Pernambuco, Clari, Amanda e Mari expressam sobre a participação no evento. A reportagem não conseguiu contato com Roberta Cirne.
Amanda é graduada e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e leva à CCXP artes originais e fanarts de séries e animes atuais, a exemplo "Stranger Things" e "Demon Slayer", além de adesivos, postais e o zine "Tutorial para fazer seu unicórnio", que foi sucesso na edição 2017 do evento. "Meu primeiro evento de grande porte foi a CCXP Tour em Recife e depois a CCXP17, em ambas tive uma recepção muito legal do público, foi muito gratificante conversar com as pessoas que admiram o meu trabalho e conhecer novos artistas muito inspiradores. Em 2018, me dediquei mais ao trabalho com animação e, por isso, não participei de nenhum evento. Pra mim, a arte é uma forma de transmitir sentimentos bons para as pessoas", destacou. Atualmente, a ilustradora mora na capital paulista e trabalha como animadora na Birdo, na série Clube da Anittinha.
Mais uma para representar a bandeira do Estado é a ilustradora Clari Cabral. A artista leva seu o grande lançamento, "Terraplana". "Guardei esse projeto por um ano para organizar e refinar o material. Contei com ajuda dos meus seguidores para criar a personagem principal. Sempre fui muito tímida e minha arte é uma forma de expressão e comunicação. Através da ilustração, eu consigo me conectar com mais pessoas", enfatizou. “Terraplanta” relata a história de uma aventureira em sua jornada até a borda, mais conhecida como Fim do Mundo. Segundo Clari, o evento é momento importante para o fortalecimento regional. "Toda vez que vou pra CCXP eu fico muito feliz de encontrar gente do país todo. E bate aquele orgulhinho de estar representando pernambuco. Hoje, criamos uma rede de apoio de artistas nordestinos. Me sinto muito em casa".
Outro lançamento da região é de Mari Souza, com o quadrinho "Ô Mainha", que retrata um pouco do dia a dia da artista. Mari destaca a arte como ferramenta contra o machismo. “Ser mulher nessa área, onde é um ambiente bem machista, é algo que uso como combustível para me destacar, e representar todas as minas que são abafadas pelo meio. Acho que mulheres nessa área precisam sempre levantar imãs as outras para conseguirmos nosso lugar de voz, junto com todos”, enfatizou.