Com mordidas no corpo, golfinho é achado na praia do Pina
Animal, um macho jovem, foi encontrado por volta das 5h, nas proximidades da quadra de tênis localizada na orla
Com pelo menos três mordidas pelo corpo, um golfinho-rotador foi encontrado no início da manhã desta quarta-feira (5), na praia do Pina, na Zona Sul do Recife. Segundo testemunhas que acharam o animal, o golfinho foi visto ainda na água se debatendo e foi retirado, porém morreu instantes depois. O animal foi recolhido e encaminhado a um local isolado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), segundo o técnico em ambiente Adriano Artoni.
O golfinho, um macho jovem de cerca de 2 metros e 60 quilos, foi encontrado por volta das 5h, nas proximidades da quadra de tênis localizada na orla. A causa exata da morte não pôde ser apontada. "O dono do restaurante Pra Vocês, Samuel, estava andando na praia quando encontrou o golfinho se debatendo na água. Pelo tamanho das mordidas, parecem ser vários tubarões", relatou o advogado Juarez Kopte.
Leia também:
Número de golfinhos do Amazonas cai à metade a cada dez anos
Pesquisa avalia impacto dos visitantes sobre os golfinhos em Noronha
No corpo do golfinho, havia mordidas, possivelmente de tubarão, e cortes de objetos similares a uma navalha. No entanto, apesar das marcas, ressalta Artoni, o mamífero não é uma presa comum de tubarões. "Foi encontrado em decomposição. [O golfinho] veio pelas correntezas e encalhou na praia", disse Artoni.
O animal pode ter ficado preso em redes no oceano, o que deve ter facilitado o ataque dos tubarões. "Tubarão não ataca golfinhos, que são muito velozes. A não ser que o golfinho esteja doente", acrescentou Artoni. Ainda segundo ele, um outro golfinho foi encontrado morto na área na última segunda-feira (3).