Os Arquétipos e a Música

A música ativa os arquétipos em nós, produzindo reações instintivas e emocionais, que independem da razão.

Formação Soma - Celso Costa

O que o faz um embrião de uma planta ou de um animal se tornar uma determinada espécie, assim como o que faz com que os átomos de uma espécie não se fundam com de outra, é a informação contida no seu campo mórfico.

Os campos mórficos são arquétipos. São estruturas invisíveis aos olhos humanos e se estendem no espaço-tempo moldando a forma fisiológica e o comportamento de todos os sistemas vivos do mundo material.

Arquétipos são padrões quânticos que se manifestam em forma de campos morfogenéticos, agindo sobre a matéria impondo padrões holográficos. No nosso planeta eles estão presente de forma sutil nos quatro reinos de acordo com os níveis de consciência: no reino mineral estão nas pedras preciosas, no vegetal estão as flores, os frutos e as grandes árvores. No reino animal estão nas principais espécies. No reino hominal estão nos seres humanos. Todo arquétipo mexe com energias primordiais e telúricas. São o próprio Todo individualizado.

Mas podemos ver e vivenciar esses moldes informativos em forma de arquétipos com os ouvidos. A música em geral, nos toca, ativando os arquétipos em nós, produzindo reações instintivas e emocionais, que independem da razão. JUNG diz que quando o arquétipo é ativado, surge uma compulsão que impõem uma reação instintiva contra toda a razão e vontade. Ao escutarmos canções e músicas, estas podem provocar diferentes emoções em cada um de nós. Podemos chorar, rir, entristecer, sentir saudades, alegrar-se e comover-se ao som de uma composição sonora. A consciência de que a expressão da emoção pela música tem uma intenção, e está a serviço de algo em nós, nos dá a possibilidade de imaginar que nos diferentes estilos de música existam manifestações de diferentes arquétipos. Podemos então buscar perceber nas músicas, qual a função arquetípica presente, qual seu sentido e finalidade. Se a música nos afeta emocionalmente, podemos fazer ampliações psicológicas a cerca desta ideia. Compreendemos a música não apenas ouvindo fisicamente com os ouvidos. Ficamos frente a uma equação emocional simbólica.

A arquitetura, o projeto quântico do Todo, que se relaciona com a construção das formas, foi a primeira lição dada à humanidade. Toda construção arquitetônica, da mais diminuta célula até Deus, está baseada na Lei Cósmica e é executada segundo moldes holográficos prescritos, e qualquer desvio do plano geral pode causar anomalias e incongruências.

O homem, alinhado ao Padrão Harmônico Universal, por meio de sua própria força de vontade, ouve o poder da Fonte expressa em frequências sonoras permeando o sistema solar. E, através de sua própria habilidade criadora, nascida da vontade e da imaginação, é capaz de reproduzir tanto os tons do poder vontade da Mente Suprema que criou o sistema solar, quanto suas ideias tonais por meio das quais materializou o sistema solar.

Tudo o que há vibra, e tudo o que vibra canta. Portanto, todos os arquétipos se manifestam em acordes que precisam ser harmonizados. Essa é a chave de qualquer técnica terapêutica. Ainda que a grande maioria das pessoas não saibam e não dediquem estudo ao tema como deveriam.

Essa é apenas uma breve introdução, baseada no Livro da Formação Soma de Terapeuta Arquetípico, com o objetivo de mostrar o quanto ainda temos para aprender sobre o universo interior e exterior, portanto o micro e macrocosmo. Desenvolvi essa Formação, devido a urgência de sairmos dos moldes da manipulação sistemática da sopa de medo que vibra no inconsciente coletivo humano. Espero em amor ter despertado o seu desejo em mergulhar nesse conhecimento que é a Chave que cria e abre todas as Portas.

Convido os leitores internautas para assistirem no dia 12/03, às 19h, a PALESTRA GRATUITA “Neurociência do Som”. Local: Despertar Saúde Integral - Avenida Ministro Marcos Freite, 3819, Casa Caiada, Olinda - PE. Informações: (81) 99569-7217 / (81) 99784-1723. Inscrições: https://www.sympla.com.br/palestra-gratuita---neurocienica-do-som-com-celso-costa__793038 

No Despertar Saúde Integral será realizado a Formação Soma de Florais de Ressonância Sonora, nos dias:  19 a 22/03.

Haja Luz!

Celso Costa
 - Terapeuta e Coach Quântico – Sessões de Transmutação Emocional, Palestras, Workshops e Formações de Técnicas Exclusivas Soma.
Contatos: 81 995129265 (TIM - Whatsapp)
Email: lacasitanazare@gmail.com
Instagram: @transmutacaoemocional - @lacasitanazare

Perfil:
Celso Costa é Formado como Terapeuta Holístico, Quântico, Cognitivo Comportamental e Coach Quântico, pesquisador e cuidador do bem-estar emocional humano, que dedica sua vida a desenvolver técnicas de transmutação emocional unindo conhecimentos milenares com a Física quântica e a Neurociência. É autor dos livros Auriculoterapia Sem Mistérios, Reiki Chama Violeta - A Verdadeira Alquimia, desenvolvedor das Formações Soma de Florais Sonoros (Frequências de Ressonância Sonora), Terapeuta Arquetípico, Alquimista Quântico e Verbopuntura. Além de facilitar cursos de Pranayama Elemental, Fluxo Elemental Projetivo, Sigilos Mágicos, Cura Egípcia Sechem Seichim Reiki, Reiki Chama Violeta, Cura Faraônica Ra-Sheeba, Intuição Ativada (Básico e Avançado), Acupuntura Emocional sem Agulhas com Indução Hipnótica e Magia do Verbo - Criando Palavras de Poder. Atua como pesquisador e terapeuta quântico do La Casita - Transmutação Emocional, localizado na Vila de Nazaré, em Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, e viaja pelo país compartilhando as Formações Soma.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.