Após proibir estudante trans de usar maquiagem, coordenadora é removida da função
O caso aconteceu nesta terça-feira (10), no Colégio Núcleo, localizado na Jaqueira
Uma coordenadora do ensino médio do Colégio Núcleo, localizado na Jaqueira, bairro da Zona Norte do Recife, foi removida da função e assumirá outro cargo após polêmica envolvendo o uso de maquiagem (delineador) por uma aluna trans que se identifica como não binária, nesta terça-feira (10).
Após a informação repercutir nas redes sociais, em protesto contra a coordenadora, outras estudantes foram às aulas com a mesma maquiagem e não levaram advertências.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o diretor do colégio, Gilton Lyra, que está na Islândia, informou que a coordenadora assumirá outro cargo do colégio.
Leia também:
Após quase 1 ano de massacre, escola Raul Brasil retomará atividades em abril
Colégio Santa Maria ganha representatividade no Prêmio Tacaruna Mulher
No fim da tarde desta terça (10), em reportagem ao Portal FolhaPE, a diretora olímpica do colégio, Thatiana Stamford, informou que outros diretores da instituição de ensino estavam em reunião com a família da estudante.
Em nota, a assessoria do Colégio Núcleo prestou esclarecimento sobre a situação.
Confira a nota na íntegra.
Aos nossos estudantes, familiares, professores e demais membros da comunidade.
Reconhecemos a importância da liberdade de expressão e do respeito às suas diversas identidades dentro do ambiente escolar, pois é um espaço de vivência e de formação da cidadania. E, apesar de termos regras de convivência definidas, jamais compactuaremos com intolerância e falta de respeito.
É importante que vocês saibam que desde que tomamos conhecimento das acusações envolvendo um membro da nossa equipe, iniciamos uma investigação interna para, enfim, tomar a atitude correta e esclarecer os fatos.
Identificamos uma postura rude e desnecessária, incompatível com os nossos ideais. Por essa razão, a colaboradora em questão está removida de sua função, a partir de hoje (10/03/2020). Este comunicado é um reforço aos nossos ideais e, também, um pedido de desculpas. Orgulhamo-nos em dizer que também aprendemos com nossos alunos diariamente.
Valorizamos todos que lutam por seus direitos. Esta virtude é muito bem-vinda na #FamíliaNúcleo.
Reiteramos que sempre estaremos abertos ao diálogo e ao debate construtivo na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.