Clínica Somar inaugura primeira unidade em Olinda

Espaço oferece atividades diversas no auxílio ao tratamento do Transtorno do Espectro Autista

Atividades cognitivas ajudam no tratamento do autismo - Divulgação

Olinda acaba de ganhar um novo espaço para tratamento do chamado Transtorno do Espectro Autista. A Clínica Somar, que hoje é referência em todo o Nordeste, abriu sua terceira unidade para atender crianças e jovens deste município. Já funcionando nos bairros da Torre e Boa Viagem, a empresa chegou em Olinda cheia de novidades. O espaço conta com salas específicas para trabalhos diversos.

A Sala de ABA Sistemático, por exemplo, trata de um momento individualizado onde a criança aprende novas habilidades cognitivas e comportamentais de acordo com seu planejamento terapêutico. Na Sala de ABA de Vida Diária, são realizadas simulações de momentos do dia a dia onde o objetivo é tornar a criança/jovem independente durante a execução de atividades em casa.

"Fazemos, por exemplo, uma simulação do quarto e a criança deverá forrar a cama, trocar a fronha do travesseiro, guardar a roupa na cômoda, entre outros. Sempre de acordo com o nível de cada paciente", explica Victor Eustáquio, sócio fundador da Clínica Somar.

Já na Sala ABA Profissionalizante são desenvolvidas atividades visando as questões profissionalizantes, sempre respeitando os interesses e habilidades de cada indivíduo; enquanto na Sala ABA e Tecnologia é feita uma intervenção. "Utilizamos a tecnologia a favor da aprendizagem de nossos pacientes por meio de aplicativos, softwares e demais recursos tecnológicos facilitando no desenvolvimento deles", diz Eustáquio.

A Sala Teach é o local onde são realizadas atividades com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita e também são realizadas de forma independente as atividades que envolvem conteúdos já adquiridos pelos pacientes. Tem ainda a Sala de Grupo, onde são estimuladas habilidades de convivência em grupo com foco nos repertórios de atenção, comportamento verbal, espera da vez, compartilhamento e memória; e a Sala ABA e Comportamento Verbal (fonoterapia), na qual as crianças que participam desta intervenção são estimuladas a desenvolver cada vez mais suas habilidades de Comportamento de ouvinte e Comportamento de falante. Essa intervenção é de responsabilidade da Equipe de Fonoaudiologia e nesta sala também são estimuladas as dificuldades relacionadas a seletividade alimentar.

Na Sala ABA e Repertório Motor Amplo, por sua vez, são realizados circuitos com o objetivo de estimular a independência motora ampla, estimulando também o equilíbrio, seguir comandos, espera da vez, lateralidade, entre outros aspectos. Na ABA em Meio Ambiente e Aquático, os pacientes são estimulados a desenvolverem uma independência em ambiente aquático através de estímulos direcionados e individualizados. Durante essa intervenção são estimulados também aspectos cognitivos, sensoriais e comportamentais. Na Integração Sensorial, as crianças e jovens são estimuladas na adequação de áreas fundamentais ao processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente, tornando possível usar esse mesmo corpo de forma eficiente no dia a dia.

Victor Eustáquio explica que a ABA - Análise Aplicada do Conhecimento - é uma abordagem comprovada cientificamente e baseia-se nos pressupostos básicos do behaviorismo. "A ABA tem como principais objetivos a redução de comportamentos inadequados e o ensino de novas habilidades. No processo avaliativo são investigadas quais são as habilidades que o indivíduo possui, as que devem ser ensinadas, assim como, os comportamentos problemas que devem ser diminuídos. A partir daí, monta-se um currículo funcional para cada um. Este currículo é dividido em uma série de categorias, ou “programas” que envolvem habilidades básicas, habilidades de imitação, habilidades de comunicação (ouvinte e falante), habilidades sociais, habilidades acadêmicas e habilidades de autocuidado", explica.

A Somar chega em Olinda alinhada com os avanços da tecnologia, por exemplo, adotando o Neurofeedback, procedimento no qual o paciente domina a própria fisiologia por meio de sensores. O investimento total na nova unidade foi de R$ 500 mil e serão gerados cerca de 50 empregos diretos. A unidade da Clínica Somar em Olinda funcionará na Rua José Batista Costa Azevedo, 37, Jardim Atlântico. Mais informações pelo site www.somarrecife.com.br.