Pista central da Praça do Derby será exclusiva para ônibus
A mudança é para melhorar a mobilidade dos transportes públicos', afirma a CTTU
A partir deste sábado (21), motoristas e pedestres que passam pela avenida Agamenon Magalhães devem estar atentos à mudança no trânsito que começa a funcionar no entorno da Praça do Derby, região central do Recife.
A pista central da Praça em direção ao Centro do Recife será exclusiva para ônibus. Os os veículos que vêm do bairro da Madalena deverão desviar pelas ruas Jener de Souza e Henrique Dias.
A mudança é realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). De acordo com a CTTU, a alteração é para melhorar a mobilidade dos transportes públicos e beneficiará usuários de 64 linhas de ônibus que transitam na via.
Leia também:
Para evitar aglomeração, VEM lança dois novos serviços via WhatsApp
Camaragibe proíbe eventos com mais de 50 pessoas
Com esta alteração, os veículos particulares ou comerciais que vêm da Rua Benfica deverão girar à direita na Rua Jener de Souza, que se tornará mão única a partir da pista sul da Praça até a Rua Henrique Dias ou girar à esquerda seguindo pela Rua Jener de Souza, utilizando a pista da direita, sentido bairro das Graças.
Já os ônibus que vêm da Rua Benfica continuarão seguindo em frente para a pista central da Praça do Derby, em direção à Avenida Conde da Boa Vista. Já a partir do sábado, não será permitida a circulação de veículos na Praça do Derby sentido cidade - apenas ônibus e BRT.
Os motoristas que vêm pela Avenida Agamenon Magalhães em direção a Boa Viagem e desejarem acessar a Rua Benfica não poderão mais realizar esse movimento - deverão agora girar antecipadamente à direita na pista norte da Praça, que tem como esquina o Banco Bradesco.
Essa proibição de giro à direita se faz necessária, segundo a CTTU, para garantir a travessia segura do pedestre nesse local. "Lembramos que os veículos oriundos da Avenida Conde da Boa Vista poderão continuar utilizando a pista central da Praça do Derby sentido subúrbio", avisa a CTTU..
Já a Rua Amauri de Medeiros passa a ser mão dupla em toda a sua extensão, dando mais um acesso à via local da Agamenon Magalhães para quem vem da Rua Jener de Souza. Os condutores que estiverem na Rua Jener de Souza, em frente ao Quartel do Derby, e desejem acessar a Rua Henrique Dias ou a Amauri de Medeiros deverão contornar a Praça Ageu Magalhães e seguir pela mesma via.
Agentes e orientadores de trânsito estarão no local para auxiliar os condutores nos primeiros dias de implantação da mudança. Além disso, durante os dias anteriores, será feita uma divulgação no local para informar sobre a intervenção.
Segundo a presidente da Autarquia, Taciana Ferreira, a intervenção é fruto dos estudos de engenharia de trânsito para beneficiar o máximo de pessoas. “Como a Praça do Derby funciona como um grande terminal de ônibus, é pertinente que a pista em direção ao Centro seja exclusiva para os transportes públicos para ordenar a mobilidade nesse local”, afirma.