Cinema

Tenet, o próximo filme de Christopher Nolan

O próximo grande filme de espionagem e física teórica

Gabriel Canfild, colunista de cinema - Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Com a estreia adiada por causa da pandemia do coronavírus, “Tenet” é a palavra que tem deixado os fãs do diretor Christopher Nolan loucos. O renomado diretor, conhecido por Interestelar, Batman Begins, Batman: O Cavaleiro das Trevas e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, também conhecida como a trilogia do Nolan, está de volta às telas com um provável e forte concorrente ao Oscar 2021.

O diretor é conhecido por desenvolver complexos roteiros com base. “Tenet” é uma palavra-chave que um espião deve usar para alcançar seus objetivos. Neste processo, ele passa por sete países diferentes e uma experiência além da realidade. O que está em jogo? A terceira guerra mundial. 

O protagonista descobre, ao longo da sua missão, ser capaz de inverter o fluxo temporal, pode ver situações futuras no presente. Dicas reveladas no trailer mostram que o diretor explorou o a teoria da termodinâmica, a direção que o tempo se move e a entropia. 
A principal hipótese, levantada por fãs, é que a inversão temporal causada pelo protagonista é baseado na teoria O Demônio de Maxwell, que liga a termodinâmica e a entropia de corpos frios e quentes à viagem no tempo. Basicamente, tudo flui da organização para desorganização, o que o personagem pode fazer é reorganizar a dinâmica ao seu redor. 

Em 2019, o elenco foi formado, eles são atores renomados e que já trabalharam com filmes do gênero, como Michael Caine, Elizabeth Debicki e Kenneth Branagh. Também estão cotados para a produção: John David Washington, Robert Pattinson e Dimple Kapadia. 

Os envolvidos na produção foram fotografados na Itália, Reino Unido, Índia, Noruega, Dinamarca e Estados Unidos, assim indicando os países por onde a trama passará. No Brasil, o filme já ganhou data de estreia: 13 de agosto. Duas semanas depois do lançamento americano.