Webinário

Webinário destaca desafios de marcas no mercado nordestino com conceito de "novo normal"

O evento foi promovido pela empresária Carla Bensoussan, CEO da Lead e contou com participação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o gerente de Marketing regional da cervejaria Ambev, Harry Zilberman Racz

Empresária Carla Bensoussan, CEO da Lead - Divulgação

Com inscrições esgotadas, a primeira edição do encontro virtual Bora Webinar destacou os principais desafios das marcas no mercado nordestino, a partir do conceito do "novo normal". Conceito este que surgiu após a retomada gradual dos setores com a pandemia da Covid-19. O evento aconteceu na última segunda (22), promovido pela empresária Carla Bensoussan, CEO da Lead e contou com participação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o gerente de Marketing regional da cervejaria Ambev, Harry Zilberman Racz, para debater sobre: “Nordeste: Um País Dentro de Um País”. 

De acordo com Carla, a ideia de criar o Webinar surgiu diante do aparecimento do Covid-19 que, segundo ela, era uma realidade distante para todos nós. "Fui bombardeada por muitas notícias e insights de grandes agências, usando a Europa como exemplo sobre esse "novo normal", e comecei a imaginar que dificilmente esses novos hábitos de consumo se aplicariam à Região Nordeste", destacou a empresária. Ainda de acordo com ela, a próxima edição já tem data marcada (22 de julho). 

“Esta edição foi muito além do esperado e tinha gente de vários Estados. Foi um evento muito enriquecedor com uma audiência muito preocupada com novo rumo e do que vai acontecer”, explica. Ainda segundo Carla, a próxima edição vai debater sobre a importância e o perigo das fake news e a importância da comunicação de nicho. “Vamos debater sobre a diferença em comunicar para o consumidor do nordeste e para o resto do país, além de falar do pequeno produtor de conteúdo”, acrescenta a CEO da Lead. 



O Gerente de Marketing regional da cervejaria Ambev, Harry Zilberman destacou os desafios que as marcas enfrentarão no pós-pandemia e com o novo perfil de consumidor. "Hoje, o que as pessoas esperam das marcas é entretenimento e conteúdo que seja relevante para elas. O desafio das marcas é entender que elas não estão mais no holofote e, sim, que o consumidor é o centro de tudo e fica cada vez mais evidente que as marcas precisam chamar a atenção dele", ressaltou.
Para Zilberman, o conceito do "novo normal" que se apresenta para o mercado forçará uma aceleração e transformação digital cada vez mais forte e presente na vida do consumidor, na entrega de conteúdo, de mensagens de marcas e de entretenimento como um todo e as empresas precisam se adaptar a essa transformação digital.

No que se refere à implementação de iniciativas inovadoras que visam contribuir nesse momento para a população, por meio da tecnologia, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena ressaltou que o Porto Digital fez uma série de ações em parceria com instituições e iniciativa privada, criando aplicativos e soluções tecnológicas como, por exemplo, o Atende em Casa, que já atendeu milhares de pessoas com suspeita de Covid-19, direcionando-as diretamente para um médico, por meio de tele consultas.



Para Pierre, alguns setores da economia sairão dessa pandemia muito machucados, com esse "novo normal", porque segundo ele, muitos comportamentos vieram para ficar. "O mercado de aviação, por exemplo, será bastante afetado. As pessoas não vão mais viajar para fora do Estado para participar de uma reunião e voltar porque será natural fazerem uso do bate-papo online", ponderou Pierre.