Litoral Norte

Caixa misteriosa é encontrada na praia do Sossego, em Itamaracá

Secretaria de Meio Ambiente de Itamaracá enviou equipe ao local para recolher e destinar o material

Material é semelhante ao encontrado no litoral do Nordeste, em 2018 - Divulgação/Prefeitura da Ilha de Itamaracá

Mais uma caixa "misteriosa" e sem identificação foi encontrada no litoral de Pernambuco, desta vez na praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá. Em nota, a prefeitura da cidade informou que as caixas são de material igual aos das caixas encontradas em 2018. Os fardos são de látex e, segundo laudo da Polícia Federal na época, não oferecem risco à população e podem ser utilizadas para reciclagem.

A Secretaria de Meio Ambiente de Itamaracá enviou equipe ao local para recolher e destinar o material, nessa quarta-feira (1º). A orientação da prefeitura em caso de mais caixas serem encontradas é que a população entre em contato com a secretaria, pelo WhatsApp, no número (81) 9.8161-7402.

Em nota, a Marinha do Brasil informou que não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dos pacotes sem identificação no Litoral Norte de Pernambuco. As Capitanias dos Portos envolvidas estão acompanhando o caso.

Laudo de universidade aponta origem
Os pacotes de origem desconhecida de mais de 100 quilos que começaram a surgir no litoral do Nordeste em outubro de 2018 são oriundos de um navio alemão que naufragou durante a Segunda Guerra Mundial perto da costa do Recife. 

O resultado foi revelado em outubro de 2019 por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A embarcação alemã foi afundada em 1944 por tropas americanas.