religião

Começaram as celebrações em reverência a Nossa Senhora do Carmo

A festa de Nossa Senhora do Carmo começa nesta segunda-feira (6) - Artur Mota/Folha de Pernambuco

Começaram, nesta segunda-feira (6), as celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Com o tema "Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos" e o lema "Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!", o festejo conta com ações diferenciadas devido à pandemia do coronavírus e ao decreto do Governo do Estado que proíbe aglomerações. As Santas Missas vão ser rezadas até o dia 15 de julho, sempre às 7h, 10h, 12h e 15h. A celebração do novenário segue até o próximo dia 14 e a celebração da vésperas solenes no dia 15 próximo, ambas às 19h.

Segundo o reitor da Basílica do Carmo, Frei Rosenildo Alexandre, a festa, este ano, será tímida, mas muito bem organizada. Entre as medidas de prevenção à Covid-19, está a redução em 30% do público em cada celebração, higienização dos bancos e dos pisos após cada cerimônia e do uso do álcool em gel, que está sendo oferecido na entrada da Basílica, além do uso obrigatório de máscara a todas as pessoas que entrarem na igreja, bem como na participação das celebrações. Como forma de controle de acesso à igreja, está reservada a porta lateral esquerda para a entrada dos devotos e as duas portas laterais à esquerda para a saída.

Nesta segunda (6), a primeira celebração do dia aconteceu às 7h, já a Missa Solene de Abertura do Novenário da 324ª Festa de Nossa Senhora do Carmo foi celebrada às 10h, seguida do hasteamento da Bandeira da Festa 2020, ornada com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Já às 19h, vai ser rezada a primeira noite do novenário. "A mensagem que vamos transmitir é de muita paz, esperança e fé. São Paulo vai dizer 'combati o bom combate, terminei minha carreira e guardei a fé'. Então a fé, já vai dizer também a Carta aos Hebreus, é a posse antecipada daquilo que se espera. Então, se nós esperamos, temos confiança que isso vai passar logo logo e ano que vem com a graça de Deus iremos celebrar com uma festa maravilhosa", disse o frei.

As celebrações das santas missas, além do novenário e da vésperas solenes, irão totalizar 55 cerimônias, redução de mais de 50% em comparação aos anos anteriores. Para participar presencialmente das celebrações do novenário e da vésperas solenes, que vão ser celebradas às 19h, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do WhatsApp com nome completo e número da carteira de identidade para o telefone (81) 99723-9140. A medida visa um maior controle de acesso a essas cerimônias. Já para as missas, o acesso vai acontecer por ordem de chegada.

Devota da santa, a dona de casa Dolores Santana, 59 anos, não consegue imaginar o ano sem a Festa de Nossa Senhora do Carmo. "Estamos passando por momentos difíceis, mas a fé não pode ser abalada. Tomando os devidos cuidados todos podemos prestar nossas homenagens", disse. Nos dias 13, 14 e 15 de julho, os católicos poderão contar com três lives musicais, às 21h, com o cantor Dudu do Acordeon, a cantora Irah Caldeira e o Padre Damião Silva, respectivamente. Toda a programação vai ser transmitida pelo YouTube, Facebook e Instagram. Outras informações pelo site www.basilicadocarmorecife.org.

Sem procissão
Pela primeira vez em 324 anos de festividades, em honra a ‘Flor do Carmelo’, não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas vias próximas ao complexo do Carmo, atendendo ao pedido da Arquidiocese de Olinda e Recife para evitar aglomerações. Este ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar em cima de um altar que vai ser montado em frente à porta principal do templo, no dia 16 de julho, data dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Nas primeiras horas do dia vão ser rezadas duas missas, às 5h e 8h. A Santa Missa Solene de Encerramento vai ter a presidência do arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 10h. Outras duas missas, às 13h e 16h, vão finalizar as cerimônias religiosas da Festa 2020.