Pernambuco perde Vinicio Tavares de Melo, empresário do Grupo Tavares de Melo
Melo foi protagonista na gestão privada do agronegócio e em diversos outros segmentos no Estado
Um dos empresários mais importantes do Estado, Vinício Tavares de Melo faleceu, neste domingo (26), aos 98 anos, de causas naturais. Ele era filho de Arthur Tavares de Melo, fundador do Grupo Tavares de Melo (GTM), há mais de 80 anos, tornando-se um das maiores organizações privadas em Pernambuco naquele século. O empresário era formado em química industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo liderança na diversidade de segmentos que o grupo tomaria em sua gestão.
Segundo o site do grupo, o conglomerado começou a tomar corpo em 1920, quando Arthur Tavares de Melo adquiriu o Engenho Olho D'Água, no município de Camutanga, na Zona da Mata de Pernambuco. Contudo, a família não se limitou ao segmento sucroalcooleiro no Estado. Em décadas de atuação, passou a compreender os setores de calçados, embalagens, geração de energia e combustíveis. O grupo ainda se destaca, no portal, a produção em outros estados: “Usina Estivas – 1969 (RN), Destilaria Giasa – 1971(PB), Usina Passa Tempo – 1982 (MS), Usina Maracaju – 1985 (MS), e também a Agroarte, uma empresa criada exclusivamente para gerir a área agrícola.”
As características de Vinício de Melo são destacadas por Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), em lamento à sua morte. “O Grupo Tavares de Melo e o Grupo Olho D'água se originam na mesma raiz, no mesmo tronco. A família Tavares de Melo representar com dignidade, ética e empreendedorismo a presença sempre inovadora dos pernambucanos da indústria da cana-de-açúcar. Doutor Vinício de Melo é parte um dos principais protagonistas do grupo, tendo construído uma família bem estruturada que representa a excelência em gestão privada no agronegócio e em outras segmentos.”, comentou.
De acordo com ele, o grupo se destaca na expansão econômica, que teve a partir da cidade da Zona da Mata e foi para outros estados brasileiros. “O grupo, a partir da cidade Camutanga, em pernambuco, sempre teve presença marcante nas economias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Piauí", comentou o presidente. E, através do Grupo Maguary Alimentos e Dupé, alimentação e calçados, respectivamente, conseguiu destaque nos setores nacionalmente. Em 1970, o setor de alimentos começou a fabricar sorvetes Kibon, mas vendeu sua parte à Unilever nos anos 2000.
O presidente do Sistema Fiepe, Ricardo Essinger, também lamentou o falecimento do empresário, que liderou setores que impulsionaram a indústria no Nordeste.“É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Vinício Tavares de Melo, que foi um dos maiores empresários do ramo industrial do Nordeste. Um visionário, Vinício foi um homem à frente do seu tempo, conhecedor profundo da produção de cana de açúcar no mundo, tornando a trajetória da Usina Olho D’água um grande sucesso, e responsável por tantos outros negócios bem sucedidos a partir da fundação do Grupo Tavares de Melo. Com certeza, sua perda deixa uma lacuna na sociedade e no setor industrial de Pernambuco. Neste momento de tristeza, deixo minha solidariedade à família e aos amigos”, disse à Folha de Pernambuco.