Zoológico na Rússia registra nascimento de 16 filhotes de felinos ameaçados de extinção
A espécie, originária da Sibéria e da Ásia Central e também conhecida como "Manul", está ameaçada de extinção
O nascimento de 16 filhotes de uma espécie rara foi motivo de comemoração em um zoológico da Rússia. Por meio das redes sociais, o Zoológico de Novosibirsk anunciou, que 16 filhotes de gatos-de-pallas nasceram. A espécie, originária da Sibéria e da Ásia Central e também conhecida como "Manul", está ameaçada de extinção.
De acordo com a Sociedade Geográfica Russa, o país possuía, no início dos anos 2000, entre 3 mil 3.600 gatos-de pallas vivos. O zoológico, que atualmente possui três fêmeas da espécie, registrou 64 nascimentos nos últimos 20 anos. Os felinos foram enviados para outros zoológicos ao redor do mundo.
Segundo a administração do zoológico, as três fêmeas tiveram filhotes; uma fêmea teve três filhotes; outra, teve cinco; e a terceira, oito. "A mãe alimenta os filhotes com leite e está constantemente com eles. Os gatinhos se desenvolvem muito rapidamente. Como se sabe, os pequenos gatos-de-pallas têm olhos azuis brilhantes. Com a idade, a cor muda: primeiro para verde e depois para amarelo", diz o zoológico em um post no Instagram. "Os bebês começam a provar a carne a partir dos 22 dias de idade. A fêmea permite que seus filhotes andem pela primeira vez com um mês de idade".
Na postagem, o zoológico ainda explica que os "gatos-de-pallas são animais solitários". "Devem ser criadas condições especiais para a criação do felinoe a preservação de animais jovens. Isso requer conhecimento, experiência e esforço", diz a nota.