Coronavírus

Turismo lança selo para atrair visitantes com segurança

Estabelecimentos de serviços turísticos podem solicitar o selo de forma virtual

Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes - Divulgação

No momento em que a hotelaria e os serviços de turismo retomam as atividades gradualmente em Pernambuco, os estabelecimentos que fazem parte desse setor poderão solicitar um selo de cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento rígidos para manter os serviços de forma segura aos turistas. Mesmo o governo não impedindo os estabelecimentos de hotelaria a funcionarem, muitos decidiram paralisar as atividades durante os meses intensos de contágio da Covid-19 no Estado - além disso, o setor de alimentação ficou paralisado e só retomou no último dia 20. A partir de agora, com cerca de 25% de ocupação hoteleira em cidades pernambucanas, o selo que se chama “Turismo Seguro” vai ajudar a manter ainda mais segurança ao setor.

Ontem, a Secretaria de Turismo de Pernambuco lançou oficialmente o selo para o trade turístico. Em videoconferência, o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, destacou que o selo é um passo a mais para o visitante se sentir atraído e seguro. “A ocupação média varia hoje entre 20% e 25%, é um número bastante razoável para quem estava com tudo fechado até o mês passado. É mais visitante de final de semana, de Pernambuco e estados vizinhos. A ocupação é muito significativa nos finais de semana, durante a semana fica vazio e coloca a média para baixo. São visitantes de perto, que relaxam e voltam para suas casas, não são turistas que chegam de avião. E esse selo vai levar segurança para esses turistas”, disse Novaes, ao complementar que espera uma melhora na ocupação no mês de setembro.

Tanto Pessoa Jurídica quanto Pessoa Física que trabalhem no setor pode se cadastrar para obter o selo “Turismo Seguro”. Serve para hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de viagem, guias de turismo, e toda a cadeia que envolve o segmento. Cada segmento desse tem os seus procedimentos para cumprirem.

Se o estabelecimento optar por se cadastrar, ele terá que seguir todos os protocolos indicados. E haverá fiscalização de órgãos, como a Empetur e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), para conferir se os locais estão seguindo as exigências.

Para fazer a solicitação, a entidade ou a Pessoa Física deve entrar no site www.setur.pe.gov.br ou no site www.borapernambucar.com.br. O selo não vai significar a liberação das atividades em Pernambuco. Essas liberações vão continuar sendo feitas pelo governo. 

Eventos

Ainda está em análise o selo para o segmento de eventos sociais, que ainda está paralisado pelo governo do Estado. “Na próxima semana já devemos incluir o protocolo para o selo dos eventos. Vamos trabalhar para conseguir liberar inicialmente eventos sociais, como festas de 15 anos e casamentos, e congressos híbridos, com poucas pessoas e uso de meios virtuais”, disse Novaes.