Cisam completa 70 anos e anuncia investimentos
Referência na saúde da mulher, hospital anuncia investimentos frutos de cortes nas despesas
Unidade referência para partos de alto risco no Estado, no trato da mulher de uma forma global e na formação de médicos, o Cisam realiza investimentos graças à economia de recursos próprios. A celebração simbólica ocorre hoje, no pátio da instituição, às 9h, com corte de bolo e homenagens.
“O Cisam hoje é uma das três instituições mais equilibradas do Estado. Por ter esse equilíbrio financeiro é que estamos fazendo melhorias com recursos próprios. Compramos uma ambulância recentemente. Estamos acabando a reforma do centro de esterilização e com ele não vai mais precisar terceirizar esse serviço fazendo assim uma economia grande”, destacou o diretor do centro, o médico Olímpio Moraes. Foi com essa revisão progressiva de custos ao longo dos últimos três anos que o hospital, que recebe por mês R$ 1,6 milhão, conseguiu economizar R$ 200 mil ao mês e realizar investimentos em melhorias. “Estamos mostrando para a sociedade que a organização pública do SUS é viável; que é possível fazer mais com menos, mas com cortes em algumas despesas”, apontou. Parcerias com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), também gerido pela Universidade de Pernambuco (UPE), ainda alavancaram os novos atendimentos. Entre elas, a abertura nas próximas semanas da triagem para a realização de vasectomia e de reversão de vasectomia. O Cisam será a porta de entrada dos homens que buscam a esterilização ou a recanalização para conseguir ter filhos. Outra novidade desde 2016 no centro foi a implantação do serviço multidisciplinar para homens trans que já tem 60 pacientes atendidos.
Referência
Fundado em janeiro de 1947, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros teve sua origem na Maternidade da Encruzilhada e no Centro de Saúde Amaury de Medeiros, ambos pertencentes à Secretaria de Saúde de Pernambuco. Em 1973, a antiga Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp), atual UPE, assumiu a administração dessas instituições incorporando-as como Hospital de Ensino. Na história, teve notoriedade na década de 1990 por se incorporar ao movimento a favor da implantação do aborto previsto por lei e se tornou referência na assistência à mulher vítima de violência. Hoje o Cisam permanece entre os hospitais com maior produção de Pernambuco. Por mês são 30 mil atendimentos, dois mil deles de urgência, 600 internamentos e cerca de 400 partos.