Vinho

É tempo de cabernet sauvignon: a rainha das uvas

A uva tinta mais conhecida no mercado é celebrada mundialmente no sábado 26

É tempo de cabernet sauvignon - Divulgação

Mesmo que seu conhecimento de vinho seja nulo, você, certamente, já deve ter ouvido falar na uva mais plantada ao redor do mundo, a cabernet sauvignon. De origem francesa, sua casca grossa contribui com taninos elevados e bastante pigmentação, já que a cor da uva está em sua casca. E por ser um ingrediente tão marcante, suas características são celebradas ao redor do mundo, sempre no dia 26 de agosto.

A Cabernet Sauvignon é, na verdade, fruto do cruzamento de duas uvas, a branca Sauvignon Blanc e a tinta de origem francesa, Cabernet Franc. Segundo Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, a Cabernet Sauvignon tem uma acidez natural elevada, além de que todos os seus elementos favorecem para vinhos com potencial de guarda, que pode variar bastante de acordo com o produtor. Mas, no geral, espere notas de frutos negros, como ameixa e cereja. Quando passado em barrica, aromas de baunilha e chocolate. 

 

De volta para a uva em si, ela é de fácil adaptação e manejo na vinícola, com destaque para as regiões da França, Chile, Argentina e Austrália. Sendo que, a depender do lugar, ela recebe variações de sabor que vão diretamente para o produto final.