Educação

Alunos do 2º ano do ensino médio retomam aulas presenciais na rede estadual

De acordo com o Secretário Estadual de Educação, Fred Amancio, estudantes receberão todas as orientações sobre os protocolos na escola

Retorno das escolas estaduais - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Emanuel Henrique Freitas, 16, é um dos 88 mil estudantes do 2º ano do ensino médio que retomam a partir de hoje as aulas e outras atividades presenciais nos colégios da rede estadual de ensino, seguindo o calendário divulgado pelo Governo. Após cerca de sete meses sem pisar na Escola Técnica Estadual (ETE) José Humberto de Moura Cavalcanti, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, o adolescente não esconde a ansiedade para o retorno. “Como a escola falou que tomou todas as medidas cabíveis para que não ocorra o contágio por Covid-19 a gente se sente mais confortável para voltar”, conta o estudante que se prepara para concorrer a uma vaga no curso de medicina.

De acordo com o Secretário Estadual de Educação, Fred Amancio, quando os estudantes retornam às atividades presenciais recebem todas as orientações sobre os protocolos na escola, mas não é necessário aplicar medidas novas com a chegada das mais turmas nas unidades de ensino. Ele reforçou que os pais podem ficar tranquilos com a retoma, mas deu algumas dicas que podem ajudar. “Convido os responsáveis dos adolescentes para visitarem as escolas e verem como elas estão preparadas. Conversem com o gestor das unidades de ensino. Isso vai dar um pouco de conforto para os pais”, comenta Amancio.

Questionado sobre o risco de acontecer o que foi visto na rede privada de ensino, na qual pelo menos três escolas comunicaram nos últimos dias que alunos tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, o secretário foi enfático. “Todo esforço é feito exatamente para que não haja contágio dentro da escola. Por isso a importância se seguir as normas sanitárias”, disse. Amancio se refere ao protocolo elaborado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação de Pernambuco. “Se qualquer estudante ou profissional apresentar algum sintoma não deve ir para a escola e permanecer em casa por 10 dias. Em seguida, deve-se acionar o Atende em Casa para agendar o teste”, explica.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Fernando Melo, afirma que apesar de ter suspendido a greve a categoria continua preocupada. “Os números da pandemia estão aí para comprovar que o ambiente ainda não é de segurança. Porém, cumprindo a determinação judicial, mas mantendo nossa posição de que o momento exige muita cautela, os trabalhadores de educação estão de volta aos locais de trabalho”, fala. Para Melo é preciso continuar as visitas às escolas para verificar as condições sanitárias e estruturais. “Na próxima sexta-feira (30) há um indicativo de assembleia para que a gente avalie essa primeira semana de retorno”, acrescentou.

Em todo o Estado, escolas da rede estadual que ofertam o ensino médio deram início à retomada das aulas presenciais na última quarta-feira (21). No entanto, apenas ontem aproximadamente 81 mil estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais tiveram o primeiro dia de aula presencial após o fim da paralisação dos professores, que começou no dia da reabertura das instituições. Este processo segue 3 de novembro, contemplando estudantes do primeiro ano. O Ensino Técnico Concomitante, Subsequente e a Educação de Jovens e Adultos também retornam no dia 3 de novembro. Ao todo, a rede estadual conta com 1.060 escolas, cerca de 580 mil estudantes e 35 mil professores.