Coronavírus

Covid-19 impõe regras ao Dia de Finados no Grande Recife

Na maioria dos cemitérios, não haverá missa presencial

Cemitérios terão programação diferente por conta da pandemia - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (2), costuma gerar grande aglomeração e movimentação de pessoas nos cemitérios. No entanto, este ano o cenário será diferente nos cemitérios da Região Metropolitana do Recife devido à pandemia da Covid-19 

No Recife, para garantir maior segurança aos visitantes, este ano não haverá missa e outros eventos religiosos nos cemitérios públicos do Recife. A Arquidiocese de Olinda e Recife, porém, celebra quatro missas em diferentes locais do Grande Recife. 

O arcebispo Dom Fernando Saburido ministra missa na Matriz de São Sebastião, na Avenida Norte, às 10h, e outra na Matriz de Santa Isabel, no Alto Santa Isabel, às 16h. Já o arcebispo auxiliar Dom Limacêdo Antônio fará uma celebração na Matriz de São João Batista, no bairro do Sancho, às 10, e outra na Matriz de São Pio X, em Camaragibe, às 19h. 

Além da suspensão das cerimônias religiosas, a visitação aos cinco cemitérios públicos da capital pernambucana ocorrerá com recomendações como a obrigatoriedade do uso de máscara para ingressar nos locais.

Também os cemitérios de Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e da Várzea, que estão abertos até as 18h, serão abastecidos com pontos de álcool em gel segundo a Prefeitura do Rcife. 

Paulista
Em Paulista, o Cemitério Morada da Paz preparou uma celebração online para o Dia de Finados. A programação remota, que poderá ser acompanhada nas redes sociais (@moradadapaz) do cemitério, crematório e funerária, se inicia às 8h. [veja programação em seguida]

8h - Missa com Monsenhor Lucas - Cerimonial musical Fátima Santos
11h - Missa com Padre Sávio - cerimonial musical Rossano e Banda
13h - Palestra espírita com Naldo Vicente 
14h30 - Culto Evangélico com o Pastor Ezequiel e o Pastor Fábio, acompanhados pela banda Raio de Luz 
16h - Missa de encerramento com Dom Jaime e concelebrada pelo Cônego  José Mário - cerimonial musical Rossano e Banda 

E, a exemplo do que ocorre no Recife, será obrigatório o uso de máscara para quem for ao Morada da Paz. O Grupo Vila, responsável pelo cemitério, informa que funcionários farão medição da temperatura dos visitantes. 

Jaboatão
Em Jaboatão dos Guararapes, o cemitério público vai também seguir uma série de normas e orientações para as visitas. Nas entradas, saídas e pontos estratégicos do cemitério - aberto das 8h às 17h -, será disponibilizado álcool em gel 70% e será obrigatório o uso de máscaras para os visitantes. Funcionários também receberão protetores faciais tipo face shield.

No local, os bebedouros coletivos que dispensam água e que exigem aproximação da boca para ingestão estarão lacrados.

As missas e cultos religiosos devem seguir o decreto estadual. Para evitar aglomerações e garantir uma limpeza e desinfecção efetiva do ambiente, o intervalo entre as celebrações dever ser de, no mínimo, duas horas. 

Nas missas, preferencialmente, devem ser disponibilizados cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local, devendo estar a uma distância mínima de 1,5 m entre uma e outra.