Desejando aumentar folga do Z4, Sport visita Ceará na Arena Castelão
Leão da Praça da Bandeira tentará brecar boa fase do alvinegro cearense e subir na tabela
Faltam 19 jogos para o Sport alcançar a meta mágica da permanência na Série A, onde a média gira em torno de 45 pontos. O início da reta decisiva será neste domingo, às 20h30, quando o Leão da Praça da Bandeira visita o Ceará, na Arena Castelão, em duelo válido pela 20ª rodada. O clássico nordestino é mais um confronto direto em meio à sequência de jogos que o Sport disputa ponto a ponto com concorrentes na luta contra o rebaixamento.
A seu favor, o Sport teve a semana livre para concentrar exclusivamente no compromisso deste fim de semana, enquanto os cearenses entraram em campo na quarta-feira (4) diante do Santos, na Copa do Brasil - onde avançaram às quartas de finais - e retornam à competição na próxima quarta (11), contra o Palmeiras. O intervalo de uma semana entre os jogos ultimamente beneficia os rubro-negros. Foi assim contra Fluminense, Bahia, Atlético/MG e Athletico Paranaense, em que o técnico Jair Ventura preparou o time sem outras partidas no meio do caminho e conquistou 10 dos 12 pontos disputados.
Expulso nos acréscimos contra o Athletico, Patric deixa o lado direito em aberto. Raul Prata é favorito para ocupar a posição de origem, após ser deslocado à esquerda e agradar o técnico. O prata da casa Ewerthon corre à espreita do experiente lateral. A entrada do jovem manteria a improvisação de Prata. Já Junior Tavares larga na frente pela vaga na esquerda, levando em conta o receio de Jair Ventura com a fragilidade defensiva de Luciano Juba. Sander segue vetado por lesão. O comandante rubro-negro também pode repetir o trio de zagueiros, testado com sucesso ante o Atlético/MG, o que provoca a saída de um dos homens de frente e a entrada de Chico ou Rafael Thyere.
Jair minimizou a maratona enfrentada pelo alvinegro cearense e eventuais mudanças promovidas por Guto Ferreira, ex-técnico do Sport. “É o atual campeão da Copa do Nordeste. Nós respeitamos demais o nosso adversário, e sabemos que, caso ele opte em poupar alguns jogadores, ainda assim tem um elenco muito qualificado. Nós vamos encarar com a mesma seriedade, respeito, para que a gente possa fazer um grande jogo e buscar a vitória”, disse.
CEARÁ
Motivado pela classificação à próxima fase da Copa do Brasil, o Ceará esqueceu as comemorações para se dedicar à preparação do duelo com o Sport. O Vozão está invicto há cinco jogos e a boa fase se estende no Brasileirão, onde não perde há três. O volante Fabinho e o atacante Leandro Carvalho cumprem suspensão automática e não irão enfrentar os pernambucanos. O técnico Guto Ferreira também não vai contar com o zagueiro e capitão Luiz Otávio, expulso contra o Botafogo.
FICHA DO JOGO
Ceará
Fernando Prass; Eduardo, Tiago, Eduardo Brock e Bruno Pacheco; Charles, Pedro Naressi, Vina e Lima; Cléber e Léu Chu.
Sport
Luan Polli; Raul Prata, Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Ricardinho, Lucas Mugni e Thiago Neves; Leandro Barcía e Mikael. Técnico: Jair Ventura.
Estádio: Arena Castelão (Fortaleza/CE)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Léo Simão Holanda e Marcos Vinícius Gomes (ambos MG)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benvenuto de Oliveira (MG)
Transmissão: Premiere