"BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz, estreia nos cinemas
Documentário que traça um paralelo entre a arte e a doença de Hector Babenco, estreia nos cinemas no próximo dia 26 de novembro
Os medos e ansiedades, além de memórias e reflexões de Hector Babenco ganham “vida” no documentário “BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, dirigido por Bárbara Paz e com estreia marcada nos cinemas para o próximo dia 26 de novembro.
Para a diretora, o documentário, uma espécie de “amor ao cinema”, revela “um homem que amou a vida acima de tudo”. Já de acordo com o produtor associado Willem Dafoe, “esse filme tem as características de Hector: seu pensamento, personagem e obra. Uma meditação poética, um poema de amor para ele, para a vida, para a morte e para o cinema”.
O filme já passou para seleções em pelo menos vinte festivais internacionais e estreou mundialmente no Festival de Veneza de 2019, recebendo o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Venice Classics e o prêmio Bisato D’Oro 2019 - Prêmio Paralelo ao 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza dado pela crítica Independente.
No início deste ano de 2020, o documentário conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival internacional de Cinema de Mumbai, na Índia e também já foi selecionado para o festival do Cairo, de Havana, Mar del Plata e para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival do Rio, dentre outros.