Documentário 'Fico te devendo uma carta sobre o Brasil' chega ao streaming
Filme de Carol Benjamin aborda as marcas da ditadura militar na história familiar da diretora
Após passar por diversos festivais ao redor do mundo, o documentário “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” chega aos serviços de streaming. Desta quinta-feira (12) até 19 de novembro, o primeiro longa-metragem da diretora Carol Benjamin está disponível pelo Canal Brasil, a assinantes e não assinantes, no Globoplay e nas plataformas das operadoras Vivo, Claro e Oi.
O filme traz a história das três gerações de família da diretora, profundamente marcada pela ditadura militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai foi preso ilegalmente aos 17 anos. Já a avó da diretora se tornou uma militante incansável pela anistia.
A diretora busca investigar o silêncio que tomou conta não só dos seus familiares, mas de todo um país. Para isso, ela inicia o filme em Estocolmo, onde seu pai recebeu asilo político por dois anos após sair da prisão. Narrado pela cineasta, o longa é costurado por leituras de cartas, depoimentos, fotografias e imagens raras de arquivo.
“Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” tem produção da Daza Filmes, com coprodução do Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes. A distribuição é da Bretz Filmes. A partir do dia 20 de novembro, o documentário fica disponível apenas para assinantes do Globoplay e para aluguel nas plataformas das operadoras.