Campeonato Brasileiro

Sport tem duelo crucial contra o Atlético/GO, nesta segunda (23)

Leão enfrenta goianos precisando melhorar produção ofensiva para se reabilitar na Série A e voltar a se distanciar do Z4

Luan Polli volta ao gol do Sport depois de cumprir suspensão - Pedro Vale/divulgação/Sport

No jogo que fecha a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Sport recebe o Atlético/GO, nesta segunda-feira (23), na Ilha do Retiro. Às 20h, o Leão entra em campo buscando se recuperar da derrota para o Vasco, antes de embarcar para dois compromissos longe do Recife, contra Santos e São Paulo, respectivamente.

Este será o 11º encontro do time da Praça da Bandeira em casa na competição. Das dez vezes que atuou na capital pernambucana até aqui, o Campeão de 87 venceu cinco e perdeu a outra metade.

Na mente dos jogadores rubro-negros não há outro resultado aceitável que não seja o de vitória diante do Atlético, para voltar a se distanciar do Z4. Hoje, a distância da equipe pernambucana para o Dragão, primeiro time a figurar entre os quatro últimos, é de apenas um ponto.

Porém, para sair vencedor, terá que melhorar seus números ofensivos. Em 21 jogos até o momento, o Leão só balançou as redes em 19 oportunidades. Uma média de 0,9 tentos por partida, que o deixa, ao lado do adversário desta segunda, como o pior ataque da Série A. Nas últimas cinco aparições, só marcou uma vez, no triunfo pelo placar mínimo sobre o Athlético/PR, no Recife.

O Sport chega ao confronto sem seu comandante no banco de reservas. Pela primeira vez desde que assumiu o cargo, Jair Ventura não estará à beira do gramado. Na sexta-feira o treinador testou positivo para Covid-19 e terá que cumprir isolamento social, podendo perder também o compromisso ante o Santos, no sábado.

Além dele, o auxiliar Emílio Faro, que seria responsável por dirigir a equipe, foi diagnosticado com a doença. Outra ausência, só que dentro de campo, é o atacante Dalberto. Recém-chegado ao Rubro-negro, o atacante vivia a expectativa de estrear com a camisa leonina, mas também contraiu o novo coronavírus.

No time titular, Luan Polli retoma a posição após cumprir suspensão automática na última rodada. Ainda sem Marcão, Márcio Araújo deve formar dupla com Ricardinho na cabeça de área, enquanto Leandro Barcia fará mais uma vez o papel de jogador mais adiantado no ataque, com Thiago Neves, Mugni e Jonatan Gómez o municiando.

Atlético Goianiense
O Dragão vem de um empate no Rio de Janeiro, diante do Flamengo, em 1x1. Para o duelo desta segunda, o desfalque da equipe do técnico Marcelo Cabo fica por conta do volante Marlon Freitas, que se recupera de dores no tornozelo. Matheus Vargas é o provável substituto. Na zaga, a novidade pode ser a volta de Éder, ex-Sport, recuperado de lesão.

Ficha técnica

Sport
Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson, Sander; Márcio Araújo, Ricardinho, Thiago Neves, Lucas Mugni e Jonatan Gomez; Leandro Barcia. 

Atlético/GO
Jean; Dudu, João Victor, Gilvan (Éder) e Nicolas; Willian Maranhão, Matheus Vargas e Chico; Janderson, Gustavo Ferrareis e Zé Roberto. Técnico: Marcelo Cabo

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
Transmissão: Premiere