Olinda oferece testagem rápida de HIV para pessoas em situação de rua
Ação, que tem início nesta terça-feira (8) e deve permanecer por duas semanas, faz parte do mês de conscientização sobre HIV e outras ISTs no município
No mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao HIV, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis(ISTs), a Secretaria de Saúde de Olinda inicia nesta terça-feira (8), a campanha de testagem rápida de HIV, destinada à população em situação de rua. A ação, em alusão ao Dezembro Vermelho, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e visa ter permanência nas atividades, por pelo menos duas semanas.
Os profissionais responsáveis se concentraram no anexo da Secretaria de Saúde, na Avenida Ministro Marcos Freire, em Bairro Novo, de onde partirão para executar o trabalho. A ação é voltada à população, que o consultório atende de rotina, em áreas distintas onde existem esses grupos de população de rua.
Segundo o coordenador do Consultório da Rua de Olinda, Mário Costa, haverá acompanhamento necessário para os pacientes que detectarem o vírus durante a ação. “Nesses testes, aquele que for não reagente, ou seja, os negativos, serão orientados quanto à prevenção, o uso correto do preservativo e todas as orientações relacionadas à proteção na questão de uma IST. E aqueles que forem reagentes, que detectarem o vírus, vamos encaminhar e acompanhar ao CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento- para início de tratamento e acompanhamento”, explicou.
“Hoje em dia, nós temos uma medicação mais moderna, com menos reações, situações de desconforto e que as pessoas podem levar uma vida normal com essa medicação. A importância do teste é justamente iniciar o tratamento o quanto antes, para que o usuário sinta menos problemas na questão da síndrome, a Aids. A diferença entre o HIV e a Aids, é que o HIV é o vírus, e a Aids é quando você está com a imunidade muito baixa e aparece doenças oportunistas”, destacou o coordenador.
Ainda segundo Mário Costa, o Consultório da Rua de Olinda atende a população em situação de rua no município o ano inteiro. A iniciativa tem o objetivo de prevenir, cuidar e encaminhar, oferecendo à população em vulnerabilidade social uma saúde de qualidade. “O Consultório na Rua leva todas as atividades da atenção básica a essa população em situação de rua, ou seja, vacina, teste rápido de sífilis, detecção, tratamento e cura, e na mesma situação a tuberculose e hanseníase.”