Educação

Governo de Pernambuco anuncia implantação de 31 novas escolas em tempo integral

No próximo ano, serão implantadas 31 novas unidades de ensino nessa modalidade - Hélia Scheppa/SEI

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (10), a ampliação da rede de ensino em tempo integral do Estado, que ganhou o reforço de 31 novas escolas. Além das escolas destinadas aos estudantes do Ensino Médio, o modelo agora abrange também as escolas dedicadas ao Ensino Fundamental. 

Além da ampliação da rede de escolas que ofertam o ensino em tempo integral, houve também uma mudança no formato, conforme explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio. "Algumas unidades que já funcionavam no modelo de educação integral estão ampliando também a carga horária. Essa medida serve para aumentar a oferta de vagas em tempo integral em algumas localidades", disse Amancio.

Ainda no anúncio, o governo estadual apresentou uma novidade do projeto educacional: as escolas de tempo integral dedicadas aos anos finais do Ensino Fundamental.
 


Segundo o governador Paulo Câmara, a rede de ensino integral, que agora conta com 469 escolas, está muito perto de atingir a meta, que é garantir acesso ao ensinto em tempo integral a todos os estudantes que queiram. "O nosso Estado tem a maior rede de escolas em tempo integral do Brasil. Hoje, 65% das vagas oferecidas no Ensino Médio são de tempo integral. De acordo com as nossas estimativas, a oferta de 70% das vagas de tempo integral garante que todos os que queiram possam passar mais tempo nas escolas", comunicou o gestor estadual. 

Câmara ressaltou também que a educação de Pernambuco tem apresentado importantes resultados, que mostram que o empenho da gestão na educação tem surtido efeito. "Somos referência de Educação Pública no País. Estamos entre os três estados com melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e temos a menor taxa de abandono, com pouco menos de 1%. Mesmo pequeno, vamos continuar trabalhando para diminuir ainda mais esse percentual, oferecendo escolas atrativas aos estudantes, para que estes estejam motivados, bem como os professores", complementou o governador.

A rede de ensino integral funciona agora em quatro modelos: escolas integrais de 45h semanais; escolas integrais de dois turnos, para ensino fundamental e médio, com 35h semanais pela manhã e pela tarde e mais 35h semanais à tarde e à noite; escolas integrais de 35h semanais (uma instituição); e escolas técnicas estaduais, com 45h semanais.
 
Escolas que já adotavam o modelo integral de ensino passaram por reformulação na jornada semanal: 24 unidades de Ensino Médio passaram de 35h semanais para 45h; Sete unidades de Ensino Médio com 35h semanais têm agora 35h em dois turnos; Uma escola de Ensino Médio com 35h semanais passou a ser uma unidade de Fundamental e Médio com 35h semanais em dois turnos; e duas escolas que já ofertavam o Ensino Médio com 35h semanais em dois turnos vão passar a ter 45h semanais.
 
Das 31 escolas que passam a compor a rede, quatro serão apenas de Ensino Médio com 45h semanais; uma será de Ensino Médio com 35h semanais; oito serão de Ensino Médio com 35h semanais em dois turnos; 13 serão de ensinos Fundamental e Médio, com 35h semanais em dois turnos; quatro escolas serão exclusivamente dedicadas ao Ensino Fundamental, com 35h semanais; e uma escola técnica estadual com carga horária semanal de 45h.

Confira abaixo quais são as novas escolas e em qual modelo elas estão:

Integrais de Ensino Médio com 45h semanais
 
EREM Professor Augusto Noronha Filho, em Barreiros
EREM Cônego Fernando Passos, em Passira
EREM Marechal Antonio Alves Filho, em Petrolina
EREM Padre Maurilo Sampaio, em Santa Maria da Boa Vista
 
Integral de Ensino Médio com 35h semanais
 
EREM Profª Eudóxia de Alcântara Ferreira, em Vitória de Santo Antão
 
Integrais de Ensino Médio com 35h semanais em dois turnos (manhã e tarde)
 
EREM Eleanor Roosevelt, no Recife
EREM José Mariano, no Recife
EREM Senador Petrônio Ferreira, em Jaboatão dos Guararapes
EREM José Rodrigues de Carvalho, no Cabo de Santo Agostinho
EREM Bernardo Vieira, em Jaboatão dos Guararapes
EREM Antônio Inácio, em Feira Nova
EREM Padre Zuzinha, em Santa Cruz do Capibaribe
EREM Henrique Dias, em Garanhuns
 
Integrais de ensinos Fundamental e Médio com 35h semanais em dois turnos (manhã e tarde)
 
EREFEM Barros de Carvalho, no Recife
EREFEM Marechal Eurico Gaspar Dutra, no Recife
EREFEM Monte Verde, no Recife
EREFEM Professora Odete Antunes, em Jaboatão dos Guararapes
EREFEM Supervisora Miriam Seixas, em Jaboatão dos Guararapes
EREFEM Compositor Antônio Maria, em Olinda
EREFEM Sofia Feijó Sampaio, em Catende
EREFEM Dep. João Teobaldo de Azevedo, em Carpina
EREFEM Joaquim Ribeiro da Rocha, em São Caitano
EREFEM Monsenhor José Kehrle, em Arcoverde
EREFEM Valdiclewtson da Silva Menezes, em Cedro
EREFEM Arnaldo Alves Cavalcanti, em Tabira
EREFEM Dom Avelar Brandão Vilela, em Petrolina
 
Integrais de Ensino Fundamental com 35h semanais 
 
EREF Dom Pedro Bandeira de Melo, em Olinda
EREF Laurindo Gomes, em Buenos Aires
EREF Antônio Japiassu, em Arcoverde
EREF Rural Manoel Gomes de Sá, em Jatobá