Cinema

Festival de Roterdã: “Madalena” é o único filme brasileiro selecionado na competição

Ficção abre caminhos para diretor Madiano Marcheti em longas-metragens

"Madalena" é o único filme brasileiro na competição do Festival de Roterdã - Divulgação

“Madalena” primeiro longa de ficção do diretor Madiano Marcheti, foi selecionado para a competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, a Tiger Competition. O evento acontece em duas etapas, entre 1º e 7 de fevereiro e 2 e 6 de junho de 2021, em formato híbrido - presencial e online. O filme, rodado em Dourados, no Mato Grosso do Sul canta com mais de 20 atores do Estado no elenco. 

“Madalena” foi o único representante do Brasil no Festival de San Sebastian, na Espanha, na categoria Working in Progress, em 2019. Clélia Bessa, Joel Pizzini, Sérgio Pedrosa, Marcos Pieri, Beatriz Martinsm estão entre os produtores do longa, que será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes. A produção é da PóloFilme e da Raccord, em coprodução com Vira Lata e Terceira Margem.   
 
A trama tem como ponto de partida o corpo de Madalena, encontrado em uma plantação de soja. Na sequência a trama acompanha a história de três jovens - Luziane (Natália Mazarim), Bianca (Pamella Yule) e Cristiano (Rafael de Bona), que vivem contextos diferentes em uma mesma cidade. Embora não se conheçam, o espírito de Madalena que esvoaça sobre a cidade, torna-se um elo entre os três. O longa denuncia a violência constante do país que mais mata a população LGBTQIA+.   


 
“Estou extremamente feliz e honrado pela oportunidade de estrear meu primeiro longa-metragem em um festival da envergadura do Festival de Roterdã. Nós cineastas brasileiros enfrentamos muitas dificuldades para fazer com que nossos filmes cheguem às telas, sobretudo no momento atual que é particularmente sombrio no que diz respeito ao setor da cultura”, afirma o diretor mato-grossense Madiano Marcheti. 
 
Sinopse

Entre as vidas de Luziane, Cristiano e Bianca há pouca coisa em comum além do fato de viverem em uma pequena cidade cercada de plantações de soja no interior do Brasil. Embora não se conheçam, os três são afetados pelo desaparecimento de Madalena. Em regiões diferentes da cidade, cada um deles encontra seu modo de responder a essa ausência.