Libertadores

Multicampeão pelo Santa, Éverton Sena é contratado pelo campeão boliviano

O zagueiro estava no Cuiabá e foi anunciado como novo reforço do Always Ready, que está na Libertadores

Além do Santa, Éverton Sena defendeu Boa Esporte, CRB, Grêmio Novorizontino, Goiás, Vitória, Londrina e Cuiabá. - Maurícia da Matta/EC Vitória

De vez em quando, o futebol reserva algumas transferências, digamos, “alternativas”, como a que foi anunciada nesta quinta-feira (7) pelo Always Ready, campeão boliviano de 2020. Trata-se da contratação do zagueiro Éverton Sena, velho conhecido do futebol pernambucano, e ídolo da torcida do Santa Cruz. 

Revelado na base tricolor em 2009, Éverton Sena se destacou rapidamente e conquistou o torcedor. No mesmo ano em que foi descoberto pelo Santa Cruz, subiu para o profissional e foi titular na conquista da Copa Pernambuco. Daí em diante, o então volante empilhou títulos com a camisa tricolor: são cinco do Campeonato Pernambucano (2011, 2012, 2013, 2015, 2016), um da Série C (2013), e um da Copa do Nordeste (2016), além do acesso e vice-campeonato da Série D de 2011. 

Depois da passagem pelo Tricolor do Arruda, Éverton Sena, passou por Boa Esporte, Londrina, Goiás (onde conquistou o Goiano de 2017), CRB, Grêmio Novorizontino, Vitória e nessa temporada vinha atuando pelo Cuiabá, na Série B.

O Always Ready, novo clube do antigo zagueiro tricolor, está atualmente no topo do futebol boliviano, com a recente conquista da primeira divisão nacional. O clube passou 27 anos sem jogar a elite local, e desde seu retorno, em 2018, vem conseguindo resultados expressivos, como a classificação para a Copa Sul-Americana de 2019, e agora com o título nacional.

Os albirrojos contam com alguns nomes conhecidos do torcedor brasileiro em seu elenco, como o colombiano Duvier Riascos e o brasileiro Rafael Silva, ambos com passagens por Cruzeiro e Vasco, respectivamente. Entre os mais experientes, estão o goleiro Carlos Lampe, estrela do time e titular da seleção boliviana, além do veterano Nelson Cabrera, multicampeão nacional por Cerro Porteño (PAR), Colo-Colo (CHI), Cluj (ROM) e Bolívar (BOL), sendo todos estes comandados pelo treinador argentino Omar “El Turco” Asad, que, como jogador, marcou história no Vélez Sarsfield, da Argentina, mas, como treinador, em dez anos de carreira, chegou ao primeiro título apenas em 2020, com o Always Ready. 

Com o título boliviano de 2020, o Always Ready garantiu presença na Libertadores de 2021, e como habitual dos times bolivianos na competição, vai dar trabalho nos jogos em casa, já que os jogos do Always Ready são sediados na cidade de El Alto, que fica na região metropolitana da capital La Paz, a uma altitude de aproximadamente 4 mil metros acima do nível do mar.