Educação

Prefeito João Campos e secretário municipal de educação visitam obras de nova creche em Santo Amaro

A creche escola Deputado Alcides Teixeira deve atender mais de 200 crianças e tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2021

João Campos, prefeito do Recife - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Prefeito do Recife, João Campos, junto ao secretário municipal de educação, Fred Amancio, realizam vistoria nas obras da nova creche escola Deputado Alcides Teixeira, que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife. O equipamento tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano.

Financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o novo equipamento da educação tem custo de mais de R$ 1,8 milhão. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Deputado Alcides Teixeira terá capacidade para atender cerca de 250 crianças do entorno.

Para o prefeito, a obra significa um pontapé inicial para resolver um problema que ainda afeta o Recife: a quantidade de crianças que não conseguem vagas em creches.

"É um problema que nós enxergamos como um grande desafio, que é ampliar as vagas de creche na nossa cidade, expandindo a rede prórpia", afirmou João Campos. Ainda segundo o gestor municipal, a creche chega para suprir uma necessidade antiga do bairro de Santo Amaro.

A creche escola carrega o nome do ex-depatudo Alcides Teixeira, avô do vereador Alcides Teixeira Neto, que foi quem conseguiu os recursos do FNDE. "Esse equipamento tem uma importância muito importante para esse bairro. Serão atendidas mais de 200 crianças de comunidades como João de Barros, Campo do Vila, Ilha de Joaneiro, entre outras", disse.
 
Ainda segundo o vereador, o local onde a creche está instalado deve contribuir com o fim da violência no local. "Por se tratar de um espaço que estava abandonado, aqui era um ponto de tráfico e prostituição, que preocupava muito os moradores do local. E ocupar esse ambiente com um equipamento de educação é fundamental para a transformação do bairro em um lugar melhor.

Moradora do local, a dona de casa Daise Silva, 43, não vê a hora de ter a creche à disposição. "Estou muito animada para ver a creche funcionando logo. Vai ser muito bom para meus netos e meus vizinhos", disse Daise.

O projeto da nova CMEI prevê a construção de oito espaços, entre salas de aula, fraldário, lactário e salas multiuso. De acordo com o secretário Fred Amancio, esse modelo de creche escola é uma mostra do modelo que deve ser adotado para a educação na cidade.

"Essa será a maior unidade da área central, que terá capacidade para atender mais de 200 crianças. Aqui, além de uma creche, será tambem um berçário e pré-escola", assegurou o secretário. "É um projeto diferenciado, que mostra o que se pretende fazer com a educação no Recife", complementou Amancio.