Trabalho

Presidente da Andes visita TRT6 e fala da modernização do Judiciário

Desembargador Marcelo Buhatem foi recebido para troca de conhecimentos para melhor atuação do poder judiciário

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES), Marcelo Buhatem, foi recebido nesta quinta-feira o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES), Marcelo Buhatem, visitou nesta quinta-feira o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), no Recife. Na ocasião, o desembargador abordou temas como a modernização do Poder Judiciário brasileiro em meio à pandemia da Covid-19, o que permite dar mais celeridade no serviço prestado.

Marcelo Buhatem foi recebido pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Maria Clara Saboya; pela vice-presidente do TRT6, Nise Pedroso; pelo desembargador corregedor do TRT6, Ruy Salathiel; e pelo desembargador e segundo vice-presidente da ANDES, Carlos Eduardo Pugliesi.

De acordo com o presidente da ANDES, mesmo com a pandemia, os tribunais, incluindo o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, conseguiram desempenhar bem os serviços, auxiliando a sociedade. “É uma ligação importante da Andes com os Tribunais, principalmente com o de Pernambuco. A Associação está aberta para colher qualquer pretensão dos Tribunais Regionais do Trabalho. Notamos que na pandemia, os tribunais, notadamente o de Pernambuco, têm sido ágeis, rápidos, com uma produção muito boa. O TRT6 talvez tenha uma das maiores produções do Brasil, e isso tem ajudado não só o cidadão, mas o governo a passar por esse momento difícil”, disse Buhatem.

O presidente da ANDES disse que o segundo vice-presidente da ANDES, Carlos Eduardo Pugliesi, já foi convidado a permanecer na gestão da Associação no próximo mandato. “A relação que temos com o TRT da 6ª Região é muito boa, temos um vice-presidente, que é o desembargador Eduardo Pugliesi, que em primeira mão já foi convidado para continuar como segundo vice da Andes na próxima gestão, se formos eleitos”, declarou.

Buhatem também aproveito a visita ao TRT6 para debater sobre os problemas que a classe dos magistrados enfrentam, especificamente com a aposentadoria. “A nossa preocupação é, obviamente, com a responsabilidade. Temos problemas graves a resolver, principalmente sobre a aposentadoria dos magistrados que perdem de 30% a 40% ao aposentarem. Dar suporte em Brasília a qualquer pleito dos Tribunais e da Justiça do Trabalho, e acompanhar como vai ser o novo normal. O Judiciário tem que estar próximo do cidadão”, afirmou ele.

Para a presidente do TRT6, a desembargadora Maria Clara Saboya, o diálogo com a ANDES contribui para que os Tribunais troquem informações para dar mais agilidade aos processos. “Trocamos ideias que vão gerar no futuro um determinado resultado, bom para todos nós. O trabalho feito aqui pode servir para estreitar as relações entre os tribunais. Todos têm suas particularidades, mas uma base comum para todos”, pontuou a presidente.