Amaro Freitas é atração no Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário
Festival realiza sexta edição neste sábado (10) e domingo (11) em formato online e gratuito, via YouTube da Rádio Escada
A primeira edição do Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário foi em 2016, no Rio de Janeiro. Pensado para celebrar o multi-instrumentista carioca Fernando Grilo, falecido um ano antes, o evento - batizado com o nome da banda de Grilo – foi integrado ao calendário de eventos culturais do País e desde então se tornou ferramenta de resgate de narrativas sonoras marginais, com o intuito de reverberar criações artísticas originadas dos subúrbios do Brasil afora.
Em 2021 o festival se consolida como um projeto de música instrumental o tanto o quanto tem se mostrado como um movimento político-musical e, em sua sexta edição, marcada para hoje e amanhã, reúne mais uma vez nomes de peso e novos talentos que se apresentam em formato online via canal do YouTube da Rádio Escada. O acesso é gratuito e as apresentações têm início às 16h.
O pianista pernambucano Amaro Freitas, revelação do jazz contemporâneo e conhecido pela mescla peculiar que faz entre ritmos como o frevo e o maracatu, integra a programação. Além dele, referências do gênero instrumental como Carlos Malta e Djalma Côrrea também integram a grade.
O grupo Dembai, formado por cinco mulheres do Rio de Janeiro e o trio Laranjazz, formado na Lapa, bairro da boemia carioca, são outros destaques do Mulambo Jazzagrário – que tem o fomento da Aldir Blanc e teve as apresentações gravadas em março, na Arena Hermeto Pascoal, no Rio.
Programação
Sábado (10), a partir das 16h
MBÉ
Caio Oica e Perrengue Chic
Laranjazz e Maurício Pazz
Amaro Freitas
Zona Oeste Instrumental + Djalma Côrrea + Carlos Malta
Domingo (11), a partir das 16h
Jovem Palerosi
Do Nada + Maria Bomita
Lata Doida
Dembaia