Pandenor inicia expansão em Suape

A expansão, que mobiliza investimentos de R$ 70 milhões, também deve duplicar o faturamento do negócio, cuja cifra não foi divulgada.

Oito novos tanques ficarão prontos em 2018 - Divulgação

 

A perspectiva de ampliação do movimento de combustíveis, sobretudo com a operação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e o crescimento da demanda interna levaram a empresa Pandenor a investir na ampliação do seu terminal de armazenagem no porto de Suape.

A construção de oito novos tanques para combustíveis já foi iniciada e deve ser concluídas em julho de 2018. Com a operação, a empresa ampliará a capacidade de armazenamento dos atuais 62 mil metros cúbicos (m3) em mais 480 mil m3³ (capacidade total dos oito novos tanques).

A expansão, que mobiliza investimentos de R$ 70 milhões, também deve duplicar o faturamento do negócio, cuja cifra não foi divulgada. O superintendente da Pandenor, Paulo Peres, diz que o investimento também justificou a renovação do arrendamento da área da empresa em Suape, renovado por mais 25 anos no mês passado.

“Nosso terminal está conectado a um píer de granéis líquidos do Porto de Suape para receber o combustível que chega por navios e também o diesel diretamente da Refinaria”, detalha o superintendente da Pandenor, Paulo Peres, reforçando que mantém a aposta na retomada das obras da Rnest.

Os novos terminais da companhia têm capacidade de armazenar 60 mil m³ cada e de abastecer até 12 caminhões tanques simultaneamente, numa vazão constante de 1,6 m3/hora (h), além de descarregar até três caminhões a uma vazão de 210 m3/h. Cerca de 200 pessoas trabalham nas obras e outras 40 serão contratadas para a operação.

Os clientes da Pandenor são distribuidoras de combustíveis, as quais utilizam os tanques para armazenagem de gasolina, diesel, etanol, biodiesel e querosene de aviação.

Atualmente, Suape já é líder na movimentação de granéis líquidos entre os portos públicos nacionais. No ano passado, o ancoradouro movimentou 17,2 milhões de toneladas dessas cargas - um aumento de 21,8% no comparativo com o ano passado.