Por 'inviabilidade', Clássico das Emoções não terá VAR; semifinal terá arbitragem FIFA
Presidente da Federação Pernambucana de Futebol confirmou empresas responsáveis pelo VAR alegaram 'inviabilidade'
Ao contrário do que havia sido anunciado pela Federação Pernambucana de Futebol na última quinta-feira (6), o Clássico das Emoções deste domingo (9), válido pela fase semifinal do Campeonato Pernambucano, não contará com os recursos do árbitro de vídeo. A informação foi confirmada pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, que alegou que as duas empresas habilitadas pela CBF não terão disponibilidade para garantir o recurso no duelo entre Náutico e Santa Cruz.
De acordo com Evandro, as empresas contatadas pela federação para a execução do serviço alegaram que o utilização do recurso na partida seria inviável. "As empresas não conseguiram viabilizar a transmissão de um canal fechado para fazer a arbitragem de vídeo", comentou o o presidente da FPF.
Sem o VAR, o clássico terá uma mudança no quadro de arbitragem, que seria local e passa a ser composto por árbitros FIFA. Ao contrário do duelo entre Sport e Salgueiro, pela outra semifinal, os clubes não precisarão arcar com os custos relacionados à arbitragem. "Como foi uma razão técnica, não foi por culpa do Náutico e nem do Santa Cruz, a Federação vai ter que arcar com os custos da arbitragem, pois os clubes não deram causa", explicou Evandro Carvalho.
Questionado sobre um envetual uso do VAR na final do Campeonato Pernambucano, o presidente da Federação afirmou já houve uma solicitação para que o recurso fosse utilizado, de modo que as partidas só não terão o árbitro de vídeo se as empresas responsáveis voltarem a alegar inviabilidades.