Prefeitura do Recife inaugura pedestrianização da rua Bom Jesus nesta segunda-feira (24)
Por conta disso, algumas mudanças vão ocorrer no trânsito da localidade
Mais uma rua do Bairro do Recife será pedestrianizada. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai entregar, hoje, a pedestrianização da terceira rua mais bonita do mundo, segundo ranking da revista norte-americana Architectural Digest, a rua do Bom Jesus. A ação integra a programação do Maio Amarelo na Capital pernambucana, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Por conta disso, algumas mudanças vão ocorrer no trânsito da localidade. De acordo com a prefeitura, para viabilizar a mobilidade no trânsito, haverá inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria César e João Domingos Martins. Os condutores que usavam a Bom Jesus poderão pegar as ruas da Guia e Dona Maria César como alternativas.
Além disso, quem vem do Cais do Apolo pela avenida Barbosa Lima poderá acessar a Praça do Arsenal pela rua João Domingos Martins. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante as primeiras semanas da mudança para esclarecer as dúvidas dos condutores.
Alto índice de mortes no trânsito
A intervenção foi ancorada a partir dos dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), que gerou a publicação do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais no Recife, indicando o perfil das pessoas que morrem no trânsito da Cidade entre os anos de 2017 a 2019. Dessas, 46% são pedestres e 36% são motociclistas, 80% são homens e 35% têm entre 20 e 39 anos.
Além da consultoria para um desenho adequado das vias do entorno, proporcionando mais segurança viária aos pedestres, os parceiros fornecerão, ainda, mobiliário urbano, como as esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da implantação. "A CTTU tem investido cada vez mais na segurança viária dos pedestres e, agora, com o levantamento de que são as principais vítimas fatais no trânsito, os nossos esforços em educação para o trânsito e desenho das vias vão ser ainda mais dedicados nesse público. Pedestrianizar a rua do Bom Jesus não é apenas uma atitude para ficar mais próximo da beleza da rua, mas para viver uma experiência diferenciada de mobilidade urbana sustentável", destaca a gestora.
A Prefeitura do Recife contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização.