Mr. Plot e seu Mundo Bita conquistam a criançada

Personagem que faz a festa das crianças é pernambucano e surgiu quase por acaso

Chaps, Ênio, João e Felipe são os sócios da Mr. Plot, que nasceu da ideia de levar conteúdo de boa qualidade às crianças - Alfeu Tavares

 

Se você tem criança na família, com certeza já ouviu falar do Mundo Bita. Mas você sabia que o personagem bigodudo que tem feito a alegria dos pequenos de todo o Brasil nasceu no Recife? Pois é! O desenho é pernambucano e surgiu quase que acidentalmente, quando o artista e designer Chaps Melo decidiu decorar o quarto da filha com as próprias mãos.
Ele desenhou um apresentador de circo tão carismático na parede da pequena que o personagem também virou protagonista do projeto que criou com o amigo Felipe Almeida a fim de entregar aplicativos com conteúdo didático para as crianças, inclusive os filhos que estavam por vir. E, assim, o desenho que seria conhecido apenas pela pequena Anabel transformou-se em febre nacional, estampando videoclipes, shows e brinquedos amados por milhões de brasileirinhos.
“Não poderia imaginar todo esse sucesso ao desenhar o Bita. Eu só queria mostrar uma coisa bonita e divertida para minha filha. Afinal, era minha primeira filha. E o desenho fluiu espontaneamente, foi uma coisa feita com amor”, reflete Chaps, que credita a este amor o sucesso do Bita. Cinco anos depois de ter feito o desenho, no entanto, ele não deixa de se admirar com a fa­ma do personagem. “Ainda não me toquei do tamanho que o Bita alcançou. Quando viajo, vejo a euforia das crianças ao encontrarem com os personagens. E até hoje isso me surpreende”, confessa o artista.

Diretor de criação da empresa aberta para viabilizar o projeto, a Mr. Plot, Chaps ainda lembra que não levou muito tempo para que o personagem saísse do quarto da filha para aparecer na televisão de milhares de brasileiros. Esta ascensão, porém, foi fruto de muito trabalho.

Trabalho de Chaps, de Felipe e de mais dois sócios - João Henrique Sou­za e Ênio Porto -, que hoje discutem os próximos passos do Bita em um lugar também inusitado: a sala de um empresarial da Ilha do Leite, no Recife, que, do la­do de fora, não faz nenhuma referência ao personagem circense.

A discrição é tanta que dezenas de crianças passam por ali todos os dias, a caminho do laboratório de exa­mes vizinho, sem saber que estão ao lado da casa do Bita. A simpli­cidade, porém, tem explicação. Foi nesta mesma sala que Chaps e Felipe começaram a sociedade. E, no princípio, o negócio nada tinha haver com desenhos e músicas infantis.

 Os amigos se uniram como designer e administrador, respectivamente, para abrir uma empresa de tecnologia da informação e desenvolvimento web. Só depois de alguns anos desenvolvendo endereços virtuais é que resolveram empreender no mundo do audiovisual infantil.

Foi em 2011 que o Mundo Bita nasceu, logo depois de os amigos perceberem no boom dos aplicativos mais uma oportunidade de negócios. Primeiro, surgiu a vontade de criar um app com conteúdo nacional. Mas o desenho final do projeto só surgiu depois de Chaps descobrir que iria ser pai e notar a preo­cupação de João e Ênio em não deixar os filhos expostos a conteúdos de má qualidade nos celulares e tablets. “O negócio surgiu de uma necessidade pessoal de entre­gar um conteúdo construtivo aos nos­sos filhos”, lembra João, que hoje é roteirista da Mr. Plot. “Nós queríamos bolar um produto criativo, já que os aplicativos estavam em alta. E, como todo mundo era pai, decidimos criar um livro infan­til. Afinal, faltavam aplicativos infantis com conteúdo nacional”, completa Felipe, que usou os dons de administrador para transformar o sonho dos amigos em um negócio rentável.

Atual diretor de negócios da Mr. Plot, Felipe conta que o projeto começou em 2013 com episódios educativos que tinham o Bita como protagonista. A ideia era que as pessoas assistissem gratuitamente ao primeiro episódio e comprassem os próximos, mas os downloads pagos eram poucos. Por isso, os empreendedores incluíram músicas no final dos episódios para prender a atenção do público. Com isso, o Mundo Bita tornou-se o aplicativo infantil mais vendido do País. Até a Discovery Kids percebeu o talento do personagem pernambucano e propôs comprar e exibir o material do Bita na TV por assinatura.
Com isso, a Mr. Plot transformou-se em uma empresa de audiovisual e também fechou contrato com a Sony Music para lançar DVDs do Mundo Bita. E em menos de um mês as cinco mil cópias do projeto foram vendidas. Por isso, a Sony produziu mais 25 mil cópias do primeiro DVD do Bita, que ganhou o Disco de Ouro em 2014. A parceria deu tão certo que a Sony renovou o contrato para lançar um álbum por ano e já prepara versões em espanhol dos videoclipes para levar o projeto para o restante da América Latina. O Mundo Bita ainda estampa brinquedos e produtos infantis e tornou-se show em todo o País. Por isso, o faturamento do Mr. Plot mais que dobrou nos últimos anos, chegando a R$ 1,2 milhão/ano.
E a expectativa é aumentar ainda mais este valor em 2017. Afinal, nes­te ano, a Mr. Plot deve lançar os primeiros DVDs em espanhol e também ingressar no campo da dra­maturgia, virando série. Mas os resultados positivos do Bita não ficam apenas no financeiro. Hoje, é clara a alegria dos sócios com o trabalho. Chaps, por exemplo, virou cantor para dar voz ao personagem que criou para a filha nos estúdios de gravação.

Já João, além de roteirista, emociona-se respondendo as mensagens dos fãs nas redes sociais. Até Felipe e Ênio, que cuidam do financeiro, estão mais felizes com os números. “Hoje, não temos mais clientes que só reclamam. Temos fãs que só nos elogiam e emocionam com o amor que destinam ao Bita. É recompensador”, explica Felipe. “E olhe que eles ficam na parte chata do negócio, eu que fico no bem bom, na parte criativa”, brinca Chaps, o pai do Bita.