Mr. Plot e seu Mundo Bita conquistam a criançada
Personagem que faz a festa das crianças é pernambucano e surgiu quase por acaso
Chaps, Ênio, João e Felipe são os sócios da Mr. Plot, que nasceu da ideia de levar conteúdo de boa qualidade às crianças - Alfeu Tavares
Se você tem criança na família, com certeza já ouviu falar do Mundo Bita. Mas você sabia que o personagem bigodudo que tem feito a alegria dos pequenos de todo o Brasil nasceu no Recife? Pois é! O desenho é pernambucano e surgiu quase que acidentalmente, quando o artista e designer Chaps Melo decidiu decorar o quarto da filha com as próprias mãos.
Ele desenhou um apresentador de circo tão carismático na parede da pequena que o personagem também virou protagonista do projeto que criou com o amigo Felipe Almeida a fim de entregar aplicativos com conteúdo didático para as crianças, inclusive os filhos que estavam por vir. E, assim, o desenho que seria conhecido apenas pela pequena Anabel transformou-se em febre nacional, estampando videoclipes, shows e brinquedos amados por milhões de brasileirinhos.
“Não poderia imaginar todo esse sucesso ao desenhar o Bita. Eu só queria mostrar uma coisa bonita e divertida para minha filha. Afinal, era minha primeira filha. E o desenho fluiu espontaneamente, foi uma coisa feita com amor”, reflete Chaps, que credita a este amor o sucesso do Bita. Cinco anos depois de ter feito o desenho, no entanto, ele não deixa de se admirar com a fama do personagem. “Ainda não me toquei do tamanho que o Bita alcançou. Quando viajo, vejo a euforia das crianças ao encontrarem com os personagens. E até hoje isso me surpreende”, confessa o artista.
Diretor de criação da empresa aberta para viabilizar o projeto, a Mr. Plot, Chaps ainda lembra que não levou muito tempo para que o personagem saísse do quarto da filha para aparecer na televisão de milhares de brasileiros. Esta ascensão, porém, foi fruto de muito trabalho.
Trabalho de Chaps, de Felipe e de mais dois sócios - João Henrique Souza e Ênio Porto -, que hoje discutem os próximos passos do Bita em um lugar também inusitado: a sala de um empresarial da Ilha do Leite, no Recife, que, do lado de fora, não faz nenhuma referência ao personagem circense.
A discrição é tanta que dezenas de crianças passam por ali todos os dias, a caminho do laboratório de exames vizinho, sem saber que estão ao lado da casa do Bita. A simplicidade, porém, tem explicação. Foi nesta mesma sala que Chaps e Felipe começaram a sociedade. E, no princípio, o negócio nada tinha haver com desenhos e músicas infantis.
Os amigos se uniram como designer e administrador, respectivamente, para abrir uma empresa de tecnologia da informação e desenvolvimento web. Só depois de alguns anos desenvolvendo endereços virtuais é que resolveram empreender no mundo do audiovisual infantil.
Foi em 2011 que o Mundo Bita nasceu, logo depois de os amigos perceberem no boom dos aplicativos mais uma oportunidade de negócios. Primeiro, surgiu a vontade de criar um app com conteúdo nacional. Mas o desenho final do projeto só surgiu depois de Chaps descobrir que iria ser pai e notar a preocupação de João e Ênio em não deixar os filhos expostos a conteúdos de má qualidade nos celulares e tablets. “O negócio surgiu de uma necessidade pessoal de entregar um conteúdo construtivo aos nossos filhos”, lembra João, que hoje é roteirista da Mr. Plot. “Nós queríamos bolar um produto criativo, já que os aplicativos estavam em alta. E, como todo mundo era pai, decidimos criar um livro infantil. Afinal, faltavam aplicativos infantis com conteúdo nacional”, completa Felipe, que usou os dons de administrador para transformar o sonho dos amigos em um negócio rentável.
Atual diretor de negócios da Mr. Plot, Felipe conta que o projeto começou em 2013 com episódios educativos que tinham o Bita como protagonista. A ideia era que as pessoas assistissem gratuitamente ao primeiro episódio e comprassem os próximos, mas os downloads pagos eram poucos. Por isso, os empreendedores incluíram músicas no final dos episódios para prender a atenção do público. Com isso, o Mundo Bita tornou-se o aplicativo infantil mais vendido do País. Até a Discovery Kids percebeu o talento do personagem pernambucano e propôs comprar e exibir o material do Bita na TV por assinatura.
Com isso, a Mr. Plot transformou-se em uma empresa de audiovisual e também fechou contrato com a Sony Music para lançar DVDs do Mundo Bita. E em menos de um mês as cinco mil cópias do projeto foram vendidas. Por isso, a Sony produziu mais 25 mil cópias do primeiro DVD do Bita, que ganhou o Disco de Ouro em 2014. A parceria deu tão certo que a Sony renovou o contrato para lançar um álbum por ano e já prepara versões em espanhol dos videoclipes para levar o projeto para o restante da América Latina. O Mundo Bita ainda estampa brinquedos e produtos infantis e tornou-se show em todo o País. Por isso, o faturamento do Mr. Plot mais que dobrou nos últimos anos, chegando a R$ 1,2 milhão/ano.
E a expectativa é aumentar ainda mais este valor em 2017. Afinal, neste ano, a Mr. Plot deve lançar os primeiros DVDs em espanhol e também ingressar no campo da dramaturgia, virando série. Mas os resultados positivos do Bita não ficam apenas no financeiro. Hoje, é clara a alegria dos sócios com o trabalho. Chaps, por exemplo, virou cantor para dar voz ao personagem que criou para a filha nos estúdios de gravação.
Já João, além de roteirista, emociona-se respondendo as mensagens dos fãs nas redes sociais. Até Felipe e Ênio, que cuidam do financeiro, estão mais felizes com os números. “Hoje, não temos mais clientes que só reclamam. Temos fãs que só nos elogiam e emocionam com o amor que destinam ao Bita. É recompensador”, explica Felipe. “E olhe que eles ficam na parte chata do negócio, eu que fico no bem bom, na parte criativa”, brinca Chaps, o pai do Bita.
Já João, além de roteirista, emociona-se respondendo as mensagens dos fãs nas redes sociais. Até Felipe e Ênio, que cuidam do financeiro, estão mais felizes com os números. “Hoje, não temos mais clientes que só reclamam. Temos fãs que só nos elogiam e emocionam com o amor que destinam ao Bita. É recompensador”, explica Felipe. “E olhe que eles ficam na parte chata do negócio, eu que fico no bem bom, na parte criativa”, brinca Chaps, o pai do Bita.